FIFA autoriza teste com juiz auxiliar de vídeo no Campeonato Brasileiro

futebolO futebol brasileiro será um dos participantes das primeiras experiências de uso do árbitro de vídeo autorizadas pela Fifa, junto com competições de Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Holanda e Portugal.

De acordo com a CBF, uma das entidades autorizadas pela entidade internacional, a Série A do Campeonato Brasileiro já pode começar a preparação do sistema para os testes. As outras competições já definidas são Campeonatos Alemão, Australiano e Português, a liga americana (MLS), além da Taça e a Supertaça de Portugal.
A confederação holandesa ainda irá definir a disputa em que serão feitos os testes, que, inicialmente, acontecerão ‘offline’. Ou seja, toda a mecânica de disponibilização de replay ficará para análise do árbitro de vídeo, mas este não estará em contato com o árbitro principal do jogo.
Em caso de aprovação do sistema, o árbitro de vídeo passará a atuar de fato em caso de dúvidas sobre marcação no campo.
De acordo com comunicado emitido pela Fifa, se o período de testes foi considerado bem-sucedido, haverá uma avaliação final durante o Campeonato Mundial de Clubes, no fim deste ano, que será o último passo antes da aprovação pela International Board (IFAB).
“Para a IFAB, a melhor maneira de saber se o uso do vídeo melhorará o futebol é o testando em diferentes confederações, portanto, estamos muito felizes de haver voluntários em quatro diferentes continentes”, disse o secretário-geral do órgão, Lukas Brud.  (EFE)