É uma data importante, uma vez que o turista é um parceiro muito importante para o desenvolvimento de Santarém e de Belterra.
O vereador Valdir Matias Júnior (PV), destacou o Dia do Turista. Disse o edil líder do PV:   O turista é primordial ao desenvolvimento de nossa região. “O destino Tapajós, formado por Santarém e Belterra, que são cidades de atrativos turísticos, conforme foi abordado pelo nosso plano, criando um destino turístico que é o Destino Tapajós”.
Valdir Matias também salientou que o mapa de atrativos turísticos urbano, com 27 locais de visitação turística, denominados estrelas, que são: Floresta Nacional do Tapajós, Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Belterra, o encontro das águas, o artesanato, culinária, praias de águas doce – com quase 300 quilômetros de extensão, protegidas pela floresta, com areia branca e temperatura das água agradáveis.
O vereador disse que todo esse potencial turístico de Santarém e de Belterra vai contribuir para aumentar a renda, emprego, ocupação, oportunidades e se ampliar os negócios a partir do turismo, por se tratar de uma indústria limpa e com impacto poluidor baixo, e que também ocupa muita gente.
Ao ser questionado sobre os avanços do turismo quando da passagem dela como titular da pasta municipal, em Santarém, Matias finalizou dando grande destaque ao Carnalter, Çairé, em eventos católicos e evangélicos, dados que, segundo ele, servem para posicionar as políticas públicas.