quarta-feira, 17 de agosto de 2016

No Pará, mais de 16 mil disputam um mandato em 2016

Tribunal Regional Eleitoral recebeu 16.418 pedidos de registros de candidaturas



Corrida de candidartos aos cargos de Prefeito e Vereador
Corrida de candidatos aos cargos de Prefeito e Vereador
Foram protocolados, em todo o Estado do Pará, 16.418 pedidos de registro de candidatura para as eleições de outubro, sendo 455 para prefeito e vice-prefeito cada e 15.702 para o cargo de vereador, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), com dados consolidados até a última segunda-feira, quando encerrou o prazo para que partidos políticos e coligações informassem à Justiça os dados sobre seus candidatos. Somente em Belém, a 97ª Zona Eleitoral recebeu 839 pedidos, sendo nove nomes de políticos que concorrem ao cargo de prefeito e mais nove a vice-prefeito e 821 candidatos que disputam mandato de vereador.
Dez pré-candidaturas à Prefeitura de Belém chegaram a ser divulgadas, mas um problema na transmissão de mídia fez com que o PT não conseguisse registrar sua candidata, Regina Barata, dentro do prazo. Porém, isso não deve impedir que ela dispute. João Batista, coordenador de campanha da petista, explicou que o partido foi orientado pela juíza eleitoral a registrar individualmente cada candidatura, durante o dia de ontem.
O TRE informou que, nos casos em que o pré-candidato, escolhido em convenção, não tiver o registro de candidatura solicitado pelo partido ou coligação, este terá o prazo de 48 horas após a publicação da lista/edital de pedidos de registros de candidatos, para solicitar a candidatura junto à Justiça Eleitoral.
No interior do Estado, o recebimento das solicitações ficaram a cargo das respectivas zonas eleitorais. Já na capital, o recebimento das solicitações ficou sob a responsabilidade da 97ª ZE. O Tribunal Regional Eleitoral só irá divulgar informações dos registros de candidatos, como os nomes deles, após a publicação da lista/edital dos registros requisitados. De acordo com o calendário eleitoral, o prazo para que o Tribunal publique esse edital vai até o dia 18 desse mês.
Fonte: O Liberal