As carteiras de estudantes, também conhecidas como meia passagem nos transportes coletivos urbanos estão sendo bloqueadas e os usuários estão passando por constrangimentos.
A denúncia foi feita pelo vereador Dayan Serique (PPS), em pronunciamento na tribuna da Câmara, . Segundo o vereador, ele tem recebido inúmeras reclamações de estudantes, com relação a esse problema.
De acordo com Serique além de a carteira estar bloqueada, os estudantes passam pelo constrangimento de serem obrigados a descer dos ônibus.
O vereador disse que ao fazer uso da tribuna mostrou sua indignação e cobrou do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos de Santarém (SETRANS) a responsabilidade sobre o uso da carteira de estudante e o cumprimento da lei, que garante ao estudante identificado com a sua carteira o acesso ao passe estudantil.
Dayan Serique disse que tem orientado os estudantes que o tem questionado sobre o assunto, para que procurem Ministério e Defensoria Pública. O vereador lembra que a Câmara Municipal, nesta legislatura, garantiu aos estudantes, o pagamento de um terço do valor da passagem, conhecido como “passe livre”.
De acordo com o vereador, é necessário que o SETRANS melhor de organize e possa garantir o direito do “passe livre aos estudantes”.