O anúncio foi feito na tribuna pelo vereador Erasmo Maia (DEM), que também exerce a função de coordenador da comissão de transição, nomeado pelo prefeito eleito Nélio Aguiar. De acordo com o vereador, serão mantidas 11 secretarias, em que umas serão anexadas a outras como, por exemplo, a atual Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL) que ficará com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). “O turismo vai ficar com a Cultura, será criada a Secretaria Municipal de Planejamento, Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia”. De acordo com o vereador esta será uma das maiores secretarias do próximo governo.
Maia cita ainda o Núcleo de Gerenciamento de Obras (NGO), que vai ficar junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Segundo ele, é importante que esse núcleo seja mantido, para que possa organizar e gerir os contratos com a Caixa Econômica Federal e convênios com o Governo do Estado. “É um órgão importante na gestão desses contratos junto aos órgãos financeiros”, completando que “o NGO, perde, portanto, a condição de secretaria, e a sua gestão será feita pelo secretário de infraestrutura”.
De acordo com Erasmo Maia foi ampla a discussão sobre a reforma administrativa, para que o atual formato seja reduzido, mas em condições de atender aos serviços essenciais à população santarena. “Nós procuramos juntar, anexar, evitar aluguéis de prédios”, ressalta.
A respeito dos gastos com funcionalismo, o democrata, que é um dos principais articuladores do futuro governo, assegurou que serão mantidos os valores que se tem hoje em cargos de confiança, sem reajuste para ninguém. “Os mesmos valores permanecem dada essa crise que estamos passando em Santarém e em todo o Brasil”, justifica.
Pela proposta da reforma administrativa para 2017, as secretaria são as seguintes: Secretaria Municipal de Administração (SEMD); Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN); Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Tecnologia; Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA); Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer; Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTRAS); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA); Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAP); Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA).