O vereador Ronan Liberal Júnior (PMDB) fez uma análise positiva da 17ª legislatura, que está terminando, e estendeu considerações sobre o trabalho dos seus pares que não permanecerão na Casa a partir do próximo ano.  
 Liberal destacou a importância da 17ª Legislatura para o município de Santarém, na contribuição de cada parlamentar também dos que estão encerrando os seus mandatos, “com dignidade e honradez, compromissados com o interesse público e com o bem estar da população de Santarém”.  O parlamentar disse ainda que tem certeza que o espírito público jamais será encerrado ao término do atual mandato. “Acredito que os pares que estão encerrando seus mandatos, certamente irão contribuir com a população”, felicita.
Sessão especial – O vereador enfatizou a campanha “Dezembro Vermelho” de enfoque à prevenção do vírus da AIDS, em que foi realizada na última terça-feira, 06/12, uma sessão especial para abordar a temática. Ronan Liberal destacou o testemunho que foi dado por uma servidora da Câmara soropositivo. “Ela tem a minha admiração, pois demonstrou coragem e deve sem dúvida contribuir para que as pessoas se conscientizem da importância da prevenção e do diagnóstico através do exame”.
Ainda a respeito da campanha, o parlamentar aproveitou para chamar a atenção do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para que possa continuar desempenhando o importante trabalho que vem desenvolvendo, e apelou à instituição que “passe a estar mais presente nas comunidades rurais do município de Santarém”. Para Liberal é importante que os comunitários das áreas mais próximas ou mais distantes da sede do município tomem conhecimento da necessidade da prevenção contra o vírus HIV/ AIDS.