Alysson Pontes (PSD) propôs a criação de um observatório de segurança pública para evitar mortes de detentos no município.

 A crise carcerária que o país vive foi o foco do pronunciamento do vereador Alysson Pontes. Após as tragédias ocorridas em várias penitenciárias do Brasil, o parlamentar ressaltou a importância de trabalhar preventivamente no município. “Nós temos que prevenir para que fatos ocorridos em Manaus e Rio Grande do Norte não possam ocorrer aqui em Santarém, haja vista que a penitenciária Silvio Hall de Moura está superlotada”, afirma.
A crise instalada devido à superlotação das unidades prisionais e pela briga de poder dentro dos presídios tem amedrontado a população país afora. Para Pontes, as medidas voltadas para o problema devem ser no sentido de resguardar a população. “Nós como vereadores somos co-responsáveis pela segurança pública do município junto com o Estado. Minha preocupação é proteger a sociedade santarena contra delinquentes que possam fugir numa rebelião, e até mesmo para a proteção deles [os presidiários], que não possa ocorrer lá dentro [da penitenciária de Santarém] como ocorreu um genocídio em Manaus”.
Observatório de Segurança Pública – Durante o pronunciamento na tribuna, o vereador propôs a criação de um instrumento para analisar a situação carcerária no município. “Primeiramente eu propus a criação de um observatório de segurança pública junto aos meus pares na Câmara Municipal para que nós possamos tomar par da real situação em que se encontra o presídio, e posteriormente visitar o chefe da Casa Militar e autoridades competentes no Estado e em Brasília, para que medidas efetivas possam ser implantadas em Santarém”, finalizou.