O parlamentar destacou a importância do atendimento presencial em Santarém para o município e para a região, e não somente pela Internet e na capital do Estado.

A notícia de que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deverá fechar a 6ª Inspetoria do órgão, que funciona em Santarém, não foi bem recebida. “A gente observa que isso [fechamento] é um grande prejuízo, pois cabe à inspetoria dar orientação devida aos seus jurisdicionados, buscando dar apoio às câmaras municipais de todos os municípios da região”, enfatiza o vereador Dayan Serique durante discurso na tribuna da Câmara na sessão desta quarta-feira, 08/02.
O parlamentar lembrou que quando a concessionária de energia elétrica pensou em tomar a mesma atitude alegando que o serviço online seria o suficiente para os atendimentos, as contraposições foram veementes, e é assim, de acordo com ele, que deve ser encarada a situação do TCM também. “Como é que a gente vai permitir que um órgão público faça isso [fechar as dependências], retire-se do município?”, questiona.
Serique destacou que está sendo feita uma mobilização regional para evitar o fechamento da unidade do órgão no município. “Estamos conclamando os vereadores e os prefeitos através da AMUT que se manifestem. Porque o papel dos conselheiros é orientar e aconselhar, não somente receber os papéis de contas. Vamos fazer um documento repudiando o fechamento e pedindo a permanência da 6ª Inspetoria [do TCM] no município”.
Segundo o vereador, a medida é uma demonstração de que o Governo do Estado está indiferente à região Oeste. “Por isso o nosso anseio cada vez maior de emancipação”, conclui.