VALDIR MATIAS JR.: Comunidade do Aninduba quer discutir funcionamento do porto

terça-feira, fevereiro 07, 2017 0 Comments

O vereador Valdir Matias Jr. (PV) foi procurado por moradores da comunidade de Aninduba, localizada na região do Arapixuna, solicitando uma reunião com o prefeito Nélio Aguiar. O objetivo é discutir a situação da comunidade que não está recebendo nenhum tipo de benefício desde que algumas empresas de transporte de navegação passaram a operar naquele trecho.

A linha Santarem/Aninduba interliga toda região do Lago Grande com o Arapixuna, chegando até o município de Juruti. Ela foi inaugurada no dia 1º de julho do ano passado, após quase sete anos parada.

A comunidade conta com uma balsa da empresa Camila Navegação, que faz o transporte neste trecho por conta do porto e detém a concessão da linha. “O problema, segundo os moradores, é que existem outras embarcações realizando o transporte naquela região, usando o porto e não deixando nenhum tipo de benefício para os moradores. A comunidade está incomodada com a presença dessas lanchas por lá porque não recebe nenhum tipo de incentivo por parte das empresas que operam naquele trecho atualmente. Eles querem apoio para reunir com o prefeito e vereadores para tratar desse assunto e discutir sobre possíveis benefícios que a comunidade deveria receber, como royalties ou outro tipo de imposto ou taxa, já que ela é dona do porto”, disse o parlamentar.

O vereador explica que a comunidade pretende aproveitar o momento para fortalecer sua economia com a expansão do transporte neste trecho a partir da melhoria da Translago. “Graças ao deslocamento por meio do porto da região, o fluxo intenso, é possível alavancar a economia local, investindo na própria comunidade.

Segundo o vereador, trata-se de uma importante via para o escoamento da produção agrícola, melhoria no abastecimento do comércio local e transporte de veículos.

Valdir Matias Jr., disse que vai solicitar a reunião com o gestor municipal para a semana que vem.

José colares

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.