terça-feira, 11 de abril de 2017

Prefeitura apóia capacitação sobre sistemas ambientais

      Curso será realizado no auditório do Centro de Informações e Educação Ambiental (Ciam).

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceira com a organização não governamental The Nature Conservancy (TNC), iniciou a partir da segunda-feira (10), de 14h às 18h, e nos dias 11 a 13/04, de 8h às 18h, treinamento em Adequação Ambiental de Imóveis Rurais e as novas Plataformas SICAR e PRA on-line, voltado a agentes ambientais da região Oeste do Pará. O curso será realizado no auditório do Centro de Informações e Educação Ambiental (Ciam).
A programação também conta com o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio  da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da  empresa Cargill S/A.
Cerca de 50 técnicos da região do Baixo Amazonas, especialmente dos Municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos estarão sendo capacitados para o uso dos sistemas oficiais do Estado do Pará para a regularização ambiental dos imóveis rurais com relação ao que estabelece o Novo Código Florestal Brasileiro, aprovado em 2012 e regulamentado em 2014.
As novas ferramentas têm como objetivo agilizar e facilitar o processo de regularização de passivos ambientais e dar maior transparência ao cumprimento do código por parte de produtores rurais.
A atividade faz parte das ações previstas pelo Projeto Soja Mais Sustentável, executado pela TNC desde 2006 na região de Santarém, com o apoio da Cargill, e que tem como objetivo de promover o controle do desmatamento,  a recuperação de áreas degradadas e a implantação de boas práticas agrícolas numa das principais regiões de produção agropecuária do Estado do Pará e importantes remanescentes de Floresta Tropical da Amazônia.

 Ascom/PMS