sexta-feira, 12 de maio de 2017

SEMAP REALIZA APOIO A COMUNIDADES PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR


Nos próximos dias 20 e 21, e 27 e 28 de maio as comunidades de Santa Cruz, na Santarém/Curuá-Una e comunidade de Nova Esperança, região do Ituqui, realizarão seus respectivos Festivais do Milho Verde, festa tradicional que movimenta toda a comunidade e assegura o fortalecimento agrícola e de valores. Este ano os Festivais estão recebendo apoio técnico da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), que tem realizado o acompanhamento do plantio pelo Núcleo de Incentivo a Produção Familiar (Nprof).
De acordo com o coordenador do Nprof, Eliseu Ramos, a acompanhar e organizar dados sobre a cultura plantada em cada comunidade santarena. “Estamos organizando um calendário junto às cooperativas e sindicatos para dar apoio aos agricultores. O Nprof dá apoio técnico no preparo das áreas plantadas, e nas culturas que cada comunidade trabalha por isso a importância de montar um banco de dados de cada região, não basta apoiar só com a mecanização é necessário o apoio técnico e o mapeamento e catalogação das culturas plantadas em Santarém”, enfatizou o coordenador que atuou no trabalho de cadastramento dos cítricos.
Além dos dois Festivais que acontecem no fim deste mês, a Semap também realiza o acompanhamento para o plantio das culturas que serão apresentadas à população durante a realização da Feira Agropecuária deste ano, que será realizada no período de 9 a 14 de agosto. Já o Festival da Agricultura Familiar terá sua abertura três dias antes da abertura oficial. “Ao contrário dos outros anos nós não teremos o festival do milho e do feijão manteiguinha e sim o Festival da Agricultura Familiar onde nós teremos a macaxeira, a mandioca e seus derivados além do milho e do feijão e todas dentro dessa cadeia que é a agricultura familiar e que a cada ano ganha mais espaço dentro deste grande evento que é a Feira Agropecuária do Baixo amazonas”, concluiu Eliseu Ramos.
 
 assessoria  Semap