sexta-feira, 28 de julho de 2017

CAMPANHA ARRECADA R$ 87,3 MIL QUE SERÃO REVERTIDOS EM DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Oitenta e sete mil trezentos e onze reais e trinta e nove centavos (R$ 87.311,39) foi o valor arrecadado na Campanha “Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos”, realizada pela primeira vez em Santarém. A divulgação foi feita na quarta-feira (26), no auditório da OAB/Subseção Santarém, na presença dos parceiros da campanha.
De acordo com Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, o projeto surgiu de iniciativa da OAB/Subseção Santarém, em parceria com a Secretaria; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Receita Federal do Brasil, Delegacia de Santarém; Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PA) em Santarém; VoxContábil; Instituto de Pós-Graduação (Ipog); Empresa Vox; Apae Santarém; Diocese de Santarém – Pastoral do Menor; Projeto Seara e outras instituições parceiras que tiveram papel fundamental na realização desse projeto e que sem eles não teria obtido esse resultado tão importante para o município. A secretária aproveitou para convidar a todos para continuarem parceiros para que o próximo ano o resultado seja ainda maior.
Segundo o presidente da OAB/Subseção Santarém Ubirajara Bentes Filho, a campanha foi lançada oficialmente no dia 9 de março para arrecadar recursos do Imposto de Renda a fim de que fosse destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Santarém, até o dia 28 de abril, cujas doações serão revertidas em políticas públicas e projetos sociais de defesa das crianças e adolescentes santarenos para entidades cadastradas no Comdca, e a realização já teve um resultado muito importante para ajudar crianças e adolescentes de nossa cidade.
De acordo com a presidente em exercício do Comdca Roseane Matos, a campanha teve doações de 137 contribuintes. Ela esclarece que, de acordo com o plano de aplicação de recursos do fundo, 40% do valor do fundo têm que ser destinado a projetos sociais e que o próximo passo será a divulgação de um edital previsto para o mês de outubro, listando os requisitos que as entidades cadastradas no Comdca possam fazer seu projeto social para participarem do processo seletivo e que seguirá para análise e divulgação dos projetos que serão beneficiados.
Atualmente, 12 entidades são cadastradas no Comdca. A campanha foi liderada por contadores, encarregados de obterem autorização de seus clientes que têm imposto de renda a recolher à União, para destinarem doações de 3% a 6% do valor devido, voltando-o para investimentos diretos no no município.
A delegada da Receita Federal do Brasil em Santarém Lourdes Maria Carvalho Tavares afirmou considerar o resultado excelente principalmente se for levado em conta que é a primeira vez que se promove uma campanha dessas em Santarém e reconhece que o ótimo resultado só foi possível graças à participação e empenho de todos os envolvidos, em especial o Comdca, a Semtras, a OAB, o CRC-PA e a Vox Contábil.
Embora as doações na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física IRPF estejam encerradas para este ano, o FMDCA continua apto a receber doações diretamente na conta, por meio de depósito ou transferência bancária, a qualquer momento do ano, para aproveitamento tributário na declaração do IRPF do exercício de 2018.
 

Texto: Geisa de Oliveira – Assessora de Comunicação Semtras