sexta-feira, 20 de julho de 2018

PPB leva ação social ao bairro Caranazal em comemoração aos 48 anos do 3º BPM

A Prefeitura de Santarém, por meio do Programa Prefeitura nos Bairros (PPB) realizou na manhã de quinta-feira (19), ações de saúde, assistência social, educação, esporte e lazer em comemoração aos 48 anos do Terceiro Batalhão da Polícia Militar (3º BPM). A programação aconteceu nas dependências do quartel, localizado na Rodovia Santarém-Cuiabá, no bairro Caranazal.
Durante a ação foram oferecidos os seguintes serviços: verificação de pressão arterial; teste de glicemia; testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; distribuição de materiais educativos e insumos de prevenção; higienização de óculos; atendimento individual social; atendimento psicológico, orientações odontológicas e consulta médica. Também foram oferecidos serviços de assessoria jurídica, expedição de documentos, atividades esportivas, corte de cabelo. Houve ainda coleta de assinaturas para pedir ao Congresso Nacional plebiscito para a criação de estados no Brasil a partir das áreas que pretendem desmembrar, organizado pelo Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPet).
Para o aposentado José Haroldo Ribeiro de 70 anos, a ação social foi uma grande oportunidade para toda a população. "É uma iniciativa muito importante, faz-se ver que há uma comunhão entre a Prefeitura e o Comando da Polícia Militar em Santarém o que gera benefícios para todos. Aproveitei para cortar o cabelo e fazer exames de rotina, e como aqui são gratuitos os serviços a população é quem ganha", disse.
O comandante do 3º BPM, tenente coronel Aldemar Maués, agradeceu a parceria da Prefeitura e falou da importância do papel da polícia para a comunidade. "É uma parceria importante porque a gente consegue trazer para o quartel todos os serviços que são realizados pelo PPB. Conseguimos atender o público interno, nossos policiais, os familiares deles e também a comunidade aqui do entorno. Em 1970 a PM se instalou aqui no município. São 48 anos de muito trabalho, no qual a PM se consolidou e cresceu junto com a cidade. Hoje, temos quatro unidades: o 3º BPM, o 35º BPM, uma companhia de missões especiais e a regional, que atende todo o Baixo e Médio Amazonas, sediada aqui em Santarém. Toda essa programação é uma retribuição tanto para nosso público interno como para a comunidade" destacou.
O coordenador do PPB, Francisco das Chagas do Carmo, afirmou que o programa está aberto aos bairros, comunidades e instituições parceiras. "É uma data importante e nós sabemos o valor que tem a Polícia Militar não só no estado como no município de Santarém, por isso fizemos essa parceria e trouxemos os serviços do PPB para atender os militares e os moradores do Caranazal e bairros adjacentes. É um programa que a cada dia melhora, aparecem mais parceiros, o governo sempre dá esse incentivo e nós ficamos muito gratos pelo apoio das lideranças comunitárias, as instituições e os órgãos que estão sempre à disposição para contribuir e fazer parceria com o programa", concluiu.
Sobre o Programa Prefeitura nos Bairros/Comunidades – O PPB, como é carinhosamente chamado, é um projeto criado no primeiro ano de gestão do prefeito Nélio Aguiar. A iniciativa integra a política de inclusão do governo, cujo foco principal é a gestão participativa. O Projeto leva atendimentos importantes nas áreas da saúde, educação, cidadania, esporte, assistência social, entre outros, aos lugares mais distantes da área urbana do município.
Em 2017, quando foi realizada a primeira edição, o projeto visitou 23 bairros e três comunidades da região do Planalto, promovendo mais de 50 mil atendimentos.
Gleicy Lira Agência Santarém