quarta-feira, 18 de julho de 2018

PPB leva serviços de saúde e ações de cidadania aos moradores da comunidade Tiningú

Os moradores da comunidade quilombola Tiningú, região Planalto, tiveram uma manhã diferenciada nesta sexta-feira (13). A Prefeitura de Santarém, por meio do Programa Prefeitura nos bairros (PPB) levou até a comunidade diversos serviços, incluindo assistência social, saúde, educação, meio ambiente e beleza. A ação aconteceu das 8h às 13h, na Escola Municipal São João.
Foram ofertados gratuitamente diversos serviços como consulta de enfermagem, consulta médica, farmácia básica, coleta de PCCU, teste de glicemia, teste rápido de Hiv, Sífilis, Hepatites B e C, vacinação, verificação de pressão arterial, Cadastro Único, orientações jurídicas, emissão de Cartão SUS, cortes de cabelos, designer de sobrancelhas, doação de mudas, educação ambiental com orientações de combate a pesca predatória, caça ilegal, exploração ilegal de madeira, queimada, desmatamento e outros.
Jamile Mota Pinto, dona de casa e moradora da comunidade, esteve na ação e aprovou o programa. "Este é um momento importante para nós que moramos na zona rural da cidade. É muito bom quando a Prefeitura oferece esses serviços para mais próximo da gente. Aproveitei para cortar o cabelo, fazer atendimento odontológico e trouxe minha filha para vacinação. Estou muito satisfeita com o PPB, espero que aconteça mais vezes aqui na nossa comunidade", destacou.
O aposentado Bernardo da Silva de 71 anos, gostou do atendimento que recebeu. "Fiz a emissão de passe livre e CPF e fui muito bem atendido. Parabéns a todos envolvidos nesse projeto", ressaltou.
Na ocasião, o Prefeito Nélio Aguiar reuniu com lideranças comunitárias para ouvir as propostas de obras e ações para a comunidade. "As demandas foram voltadas principalmente para a infraestrutura rural, como a recuperação dos ramais que dão acesso às comunidades do entorno. E também para a área de educação, na conclusão de duas escolas que estão com as obras paralisadas para retomarmos essas obras e também para a construção de uma quadra esportiva coberta para a escola São João. Vamos trabalhar juntos com nossas equipes para atender as demandas dos moradores", afirmou.
Estiveram presentes na ação o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar; a vereadora Maria José Maia; o vereador Emir Aguiar; o coordenador do PPB Francisco das Chagas do Carmo; a diretora da unidade escolar Márcia Andréia; o presidente da Comunidade Tiningú Benedito Mota; servidores das secretarias de governo e comunitários.
Sobre o Projeto Prefeitura nos Bairros – O PPB, como é carinhosamente chamado, é um projeto criado no primeiro ano de gestão do prefeito Nélio Aguiar. A iniciativa integra a política de inclusão do governo, cujo o foco principal é a gestão participativa. O Projeto leva atendimentos importantes nas áreas da saúde, educação, cidadania, esporte, assistência social, entre outros, aos lugares mais distantes da área urbana do município.
Em 2017, quando foi realizada a primeira edição, o projeto visitou 23 bairros e três comunidades da região do Planalto, promovendo mais de 50 mil atendimentos.
Confira mais fotos da ação.
Gleicy Lira Agência Santarém