quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Prefeitura de Santarém entrega novo laboratório do HMS


A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) entregou nesta terça-feira (14) o novo laboratório do Hospital Municipal de Santarém, um avanço para a saúde em Santarém, implementado pela atual gestão municipal.
O novo laboratório conta agora com equipamentos importados de alta tecnologia digital, ultra sofisticados, que vão proporcionar precisão, rapidez, qualidade e eficiência na realização de exames dos pacientes atendidos no Hospital. Usando tecnologia de ponta, os exames serão totalmente computadorizados, reduzindo a margem de erro nos diagnósticos laboratoriais para 0%. Serão disponibilizados 50 tipos de exames diferentes, desde um simples hemograma até um dos mais complexos como, por exemplo, o de coagulação sanguínea, para pessoas que precisam passar por cirurgia de emergência. Os exames mais simples levarão apenas 3 minutos para ficarem prontos e os mais complexos, no máximo 20 minutos. A capacidade do novo laboratório do HMS será de 7 mil exames diários, cerca de 600 exames por hora.

A solenidade de entrega do novo laboratório contou com a presença do prefeito de Santarém Nélio Aguiar, secretária de saúde Dayane Lima, representantes do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), empresa terceirizada que administra o Hospital Municipal de Santarém (HMS), médicos e outros funcionários do HMS.
O diretor técnico do IPG, André Franco, disse que com a interdição do prédio onde funcionava o antigo laboratório e analisando sua atual estrutura, veio a ideia de "transformar o laboratório na primeira fonte de tecnologia disponível ao paciente dentro do hospital Municipal". Isso, segundo ele, acaba com o problema do antigo laboratório, cujos equipamentos eram antigos e de resposta muito lenta. Ele anunciou que outras inovações para o HMS estão por vir, como a implantação da tomografia e o sistema de operacionalização de software de gerenciamento de pacientes, por exemplo.

A secretária de saúde, Dayane Lima, explicou que ter um laboratório com toda essa estrutura dentro do HMS é de suma importância para a melhoria dos atendimentos aos pacientes do SUS, contribuindo muito com o diagnóstico médico e com rapidez nesse atendimento. "O novo laboratório é mais um marco na melhoria e modernização do nosso hospital municipal, um avanço que a atual gestão tem buscado e tem conseguido alcançar, como merece a população santarena", ressalta.
O prefeito Nélio Aguiar disse que o novo laboratório é um avanço significativo para a saúde de Santarém e região e anunciou novos investimentos. "Além da vantagem da agilidade, temos os resultados de forma on line. Entregamos a nova cozinha, agora, o novo laboratório e vamos reformar o setor de obstetrícia, além de obter novos equipamentos. Vamos implantar o serviço de tomografia e para isso estamos planejando a ampliação e adequação da estrutura do Hospital", finalizou o prefeito.
Dayse Lima Agência Santarém