segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Projeto do curso de Farmácia da Ufopa alerta sobre uso excessivo de contraceptivos de emergência

Na sexta-feira, 17 de agosto de 2018, professores e alunos do curso de Farmácia da Ufopa estiveram na Unidade Básica de Saúde do bairro da Conquista, em Santarém (PA), para dar orientações e treinamento aos profissionais da área da saúde sobre o uso de contraceptivos de emergência, método empregado para prevenção de gestação indesejada após a ocorrência de relação sexual desprotegida ou falha na anticoncepção de rotina e popularmente conhecido como “pílula do dia seguinte”.
A ação visou também dar devolutiva dos resultados de uma pesquisa feita com 143 mulheres, com idades entre 18 e 40 anos, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Conquista e Jaderlândia. Realizado pela docente Flávia Garcez da Silva, atual coordenadora do curso de Farmácia da Ufopa, o estudo evidenciou que 35% das usuárias utilizavam o medicamento até quatro vezes no mês, tendo como motivo principal a ocorrência de relação sexual desprotegida (84%). De acordo com a pesquisa, as usuárias recorriam ao uso do contraceptivo de emergência por orientação da família e amigos (44%) ou por automedicação (26%).
Outro objetivo do projeto, agora de extensão, é desenvolver um serviço de atenção farmacêutica voltado para as usuárias de contraceptivos de emergência, com enfoque para o treinamento dos profissionais de saúde e orientação da comunidade sobre os efeitos do uso excessivo do medicamento. “O projeto de extensão visa reduzir o uso abusivo ou incorreto deste medicamento através de orientações sobre infecções sexuais transmissíveis (IST), métodos anticoncepcionais em geral e contraceptivos de emergência”, explica Flávia Garcez.
Segundo a professora, as ações são voltadas tanto para as mulheres da comunidade quanto para a capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS) e profissionais de saúde, sendo estes multiplicadores de informação. “É importante frisar a necessidade do profissional farmacêutico na atenção básica, não só para dispensar como também para orientar quanto ao uso deste e de outros medicamentos fornecidos para a população”, ressalta Garcez.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa