segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Show artístico leva alegria e lazer a indígenas venezuelanos acolhidos pelo Caaf.

A Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (Caaf) localizada no bairro Cambuquira foi palco de um show artístico na tarde da última sexta-feira (10). Um grupo de artistas de rua realizaram a apresentação do "Circo Ambulante" com arte cênica, malabares com bolas, claves e bambolês, ilusionismo, monociclo, acrobacia e equilibrismo.
A iniciativa surgiu quando um dos integrantes do grupo foi atendido na rede da assistência em Santarém e agradecido com o apoio se propôs a retribuir o serviço com a sua arte. O grupo é formado por sete amigos naturais da Colômbia, Chile e Venezuela.
Na ocasião, os indígenas venezuelanos acolhidos pelo Caaf, da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), juntamente com a comunidade do Cambuquira puderam apreciar a apresentação.
Durante a programação as crianças entregaram aos seus respectivos pais uma lembrança como comemoração a este domingo, 12 de agosto, Dia dos Pais. Os presentes foram confeccionados pelas próprias crianças com a ajuda da equipe de educação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que também organizou o espaço. Também foi oferecido um saboroso lanche. Para o papai indígena da etnia Warao, Simon Simoza Pitre, foi bom celebrar a data com shows artísticos na presença dos filhos.
Nas segundas, quartas e sextas-feiras a Semed envia uma equipe de pedagogos para oferecer preparação para educação infantil, visando a inserção escolar das crianças.
Para o jovem indígena Warao Hercules Eduardo Manrique Gomes tudo foi muito divertido. "O que mais gostei foi da apresentação de malabares com cinco bolas de futebol. Espero que venham novamente trazer essa alegria para nós".
"A equipe técnica da Casa de Acolhimento descobriu que os indígenas acolhidos não celebram datas comemorativas. Por isso avaliou necessário apresentar a cultura e promover por meio delas socialização e integração, bem como com a participação de outros povos, resultando não somente em diversão, mas como boa convivência e adaptação. Foi uma tarde de muita diversão, gargalhadas e várias emoções", destacou a pedagoga da CAAF, Nayara Lima.
Atualmente a Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias está acolhendo 54 indígenas da etnia Warao.
Geisa de Oliveira Agência Santarém