segunda-feira, 6 de maio de 2019

Doação de lancha é fruto da parceria entre comunidade Parauá e gestão municipal


Serão beneficiadas com o veículo 19 comunidades da área. A entrega foi realizada por meio do termo de cessão de uso"
Equipamento contribuirá nas atividades da comunidadePara melhorar a acessibilidade dos moradores e as ações ambientais, os comunitários de Parauá, região do Tapajós, uniram esforços e junto com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), conseguiram um casco de lancha para ajudar na travessia do Igarapé do Jatuarana que atravessa a comunidade. Além disso, o transporte vai contribuir com a fiscalização ambiental da área. A entrega ocorreu ao longo desta sexta-feira (03) na localidade.
Lideranças indígenas e ribeirinhas estiveram presentes Marcada pela presença de lideranças ribeirinhas e indígenas, também participaram do ato de doação, através da assinatura do termo de cessão de uso, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar; o vice-prefeito José Maria Tapajós; a secretária de Meio Ambiente Vânia Portela e os vereadores Júnior Tapajós, Dayan Serique e Ronan Liberal Júnior, uma vez que a demanda para a conquista da ferramenta pública foi apresentada pela Câmara de Vereadores à gestão municipal.
"Vão ser beneficiadas 19 comunidades da área. Ela vai dar mais segurança para atravessarmos o igarapé. Vai ser para todos", disse o cacique Braz.Ações ambientais na área terão maior abrangência a partir da conquista da lancha
O veículo é resultado das operações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) relacionadas à pesca predatória. Foi reformado e ganhou o mesmo nome do igarapé que banha Parauá.
Prefeito e comitiva de governo em parceria com comunitários "Recebemos a solicitação da aldeia São Francisco. Mas, é importante destacar que o usufruto do casco é de quem precisa. Ele vai ajudar no translado e ao mesmo tempo servirá como suporte para as ações ambientais da região", pontuou a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela.

Uma nova ponte já consta no planejamento de execução na comunidade "Nossa visita é a trabalho. A lancha vai contribuir com a vida dos moradores, mas já estamos com projeto e orçamento da construção de uma nova ponte para o igarapé. Entretanto, estamos enfrentando todo o processo burocrático que a legislação exige. Isso demanda tempo", informou o prefeito Nélio Aguiar.
A ponte está planejada para possuir 4,30 m de largura por 130 metros de extensão. Além do casco, a população ainda contará com o auxílio de combustível e motor-rabeta.Veículo é resultado das operações do Ibama referentes a pesca predatória 
Pesca predatória é crime. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, dependendo das circunstâncias, dentre outras punições, o criminoso estará sujeito a multas e apreensão de equipamentos e embarcação.
Júlio César Antunes Agência Santarém