quinta-feira, 13 de junho de 2019

Crianças retratam campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

A tarde do dia 12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi especial para aproximadamente 300 crianças e adolescentes que brincaram, dançaram e emocionaram no Parque da Cidade participando da programação que foi preparada para marcar a data.
O ponto alto da tarde foi a apresentação de paródias por alunos de cinco escolas que receberam palestras da campanha anual municipal "Diga NÃO ao Trabalho Infantil! Diga SIM ao Futuro com Aprendizagem" lançada em fevereiro deste ano e eles mostraram que entenderam a mensagem e fizeram papel de gente grande.
Os vencedores do concurso de paródia foram:
  • 1º lugar a Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da comunidade de Cucurunã e foi permiada com 1 Central de Ar de 18.000 Btus para a escola; e mochilas e kits escolares para os alunos participantes;
  • 2º lugar foi a escola Ester Ferreira do Bairro Nova Vitória e ganhou 1 caixa amplificada com microfone para a escola; kits escolares para os alunos;
  • 3º lugar foi para a escola Haroldo Veloso que foi premiada com 1 Kit de microfone sem fio para escola. Todos os prêmios foram doados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
O evento contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, o juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de Santarém Marcos Cezar Moutinho da Cruz, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Tatiana Amormino, a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal Sidmar Oliveira, o coordenador do Policiamento Comunitário Escolar Cabo Glauber, o secretário Municipal de Cultura Luis Alberto Pixica, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Roselene Andrade, a coordenadora do Aepeti Carise Pedroso e sua equipe, coordenadores e servidores dos equipamentos da Assistência Social, crianças e adolescentes usuários dos 7 Centros de referência de Assistência Social (Cras) e estudantes de 5 escolas municipais que foram contempladas com o Projeto "Aepeti e MPT nas Escolas" Ester Ferreira, Nossa Senhora de Perpétuo Socorro, Princesa Isabel, Haroldo Veloso e Padre Manoel de Albuquerque.
O juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de Santarém Marcos Cezar Moutinho da Cruz avaliou o resultado da ação: "A divulgação da campanha foi muito importante, pois não adianta termos um sistema normativo como um todo inclusive em âmbito internacional se essas normas não são aplicadas e não há uma conscientização da população. O que foi mais importante nesses momentos apesar de a gente pensar que esse trabalho é de formiguinha, de pouco em pouco, e testemunhamos que as crianças treinaram, participaram e acabou ficando na cabecinha delas a mensagem que queremos levar".
"Esse evento foi muito sonhado, idealizado junto com a equipe do Aepeti. A gente agradece muito, é um grande parceiro do MPT e ver que essas crianças se envolveram para efetivamente se tornarem parceiros do MPT na luta para erradicar o trabalho infantil no município de Santarém", pontuou a Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Tatiana Amormino.
O prefeito Nélio Aguiar gostou de ver a alegria e também a apresentação das paródias. "Foi um evento muito lindo, maravilhoso, animado pelas crianças. Essa é uma data muito importante para refletir, chamar a atenção da sociedade em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho a Prefeitura temos que trazer para enfrentar juntos o trabalho infantil os país que amam seus filhos e querem o melhor para eles e que possam estudar, brincar e trabalhar só na fase adulta iniciando como menor aprendiz no tempo certo."
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito também ficou muito animada com a participação de crianças e adolescentes, com o apoio recebido pelos parceiros da campanha o MPT, Justiça do Trabalho, PRF, Polícia Militar, Semed, Semc, Comdca, Conselhos Tutelar, Cerest. "Os desafios para enfrentarmos o fenômeno do Trabalho Infantil são muitos, mas não podemos deixar de levar a mensagem sobre a importância de protegermos as nossas crianças e adolescentes. Santarém dispõe de vários espaços de proteção, como os 8 Cras aonde são realizadas oficinas sobre os mais variados temas elencados no ECA, passeios, brincadeiras, palestras, jogos esportivos, enfim, diversos momentos tanto educativos, como lúdicos objetivando proteger as nossas crianças e adolescentes. Além disso, contamos com uma equipe na gestão, que é a equipe da Aepeti, responsável na sistematização e articulação de estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil.
A Secretária Celsa destacou também que os adolescentes que precisam ser inseridos no Programa de Aprendizagem já estão sendo preparados pela equipe do Acessuas Trabalho que vem realizando um importante trabalho na formação e inserção desses adolescentes em empresas públicas e privadas como menores aprendizes.
A coordenadora do Aepeti Carise Pedroso observou ter sido uma tarde muito especial e agradeceu sua equipe e a todos que apoiaram direto e indiretamente o evento. "O mais importante foi falar sobre o Trabalho Infantil,as composições das paródias apresentadas foram de muita criatividade exaltando o estudo, o aprendizado as brincadeiras e que comprovou que eles quando foram visitados absorveram as informações repassadas. Foi tudo perfeito e emocionante."
Geisa de Oliveira Agência Santarém