Lago dos Botos sob as cores quentes durante a apresentação do primeiro boto: Cor de Rosa. Foto: Ronaldo Ferreira. Um desfile de cores, criatividade, talento, ritmo, dança e ousadia. Essa é a definição de quem assistiu as apresentações dos botos Cor de Rosa e Tucuxi, na noite deste sábado, em Alter do Chão. O Festival dos Botos faz parte da Festa do Çairé, representa o lado profano da festa e movimentou um grande público no Lago dos Botos. Cada agremiação se apresentou por duas horas e teve 16 itens julgados por quatro jurados: Patrícia de Jorge, Marcelo Sampaio, Wilson Madeira Filho e Manoel Carlos de Jesus Maria. A edição deste ano será especial para os torcedores, pois vai desempatar um placar de dez títulos para cada lado. O prefeito Nélio Aguiar e o governador do estado Helder Barbalho prestigiaram as apresentações, além de outras autoridades.

- Confira a programação do Çairé 2019
- Acesse o hotsite e descubra as curiosidades sobre a festa
- Leia mais notícias sobre o Çairé
Criativo. Para destacar a religiosidade da festa, o Rosa transformou a padroeira da vila, Nossa Sra. Da Saúde, em Saraipora e, em seguida, em sua Rainha do Çairé, item de avaliação dos jurados.
Momento da transformação de Saraipora à rainha do Çairé, boto Cor de Rosa. Foto: Ronaldo Ferreira.

O enredo, que é pautado na encenação da Lenda do Boto, mostrou como Alter do Chão é o berço da vida por abrigar em seu subsolo o maior aquífero de água doce do mundo, além de suas riquezas naturais e a vasta biodiversidade. A criatividade artística da apresentação teve a predominância das cores rosa e verde.
- Confira o boto Cor de Rosa na galeria de fotos da Prefeitura de Santarém.
- Confira a segunda galeria de fotos.




Com o objetivo de ficar à frente de seu adversário em número de títulos, o Tucuxi apresentou o tema ‘ Resistência Borari’, levando para o Lago dos Botos mais de 600 componentes.
A torcida azul ficou colorida com os pompons que deram a animação da galera do Tucuxi. Foto: Ronaldo Ferreira.

Em duas horas de apresentação, a luta e a resistência do povo Borari desfilou em forma de arte sob o comando do diretor artístico Relisson Souza.


“Toda vez que eu venho, torço pelo Tucuxi. Este ano, vamos levar esse título. Muito lindo e ousado. Todos de parabéns”, disse a turista Ana Figueira, que veio de Fortaleza, Ceará.
Um espetáculo de beleza e talento. Essa foi a definição da festa para o governador Helder Barbalho, que prestigiou o Çairé ao lado da primeira-dama Daniela Barbalho e do prefeito Nélio Aguiar.
“É uma manifestação de arte, talento e cultura. É uma grande festa cultural do oeste paraense que já ganhou o mundo”, disse o governador.
O prefeito Nélio Aguiar destacou o empenho das agremiações e o talento dos artistas. A Prefeitura de Santarém montou uma estrutura gigantesca para oferecer um Çairé seguro e de comodidade aos turistas e visitantes. “O que presenciamos foi um desfile de beleza, criatividade e talento. Tudo perfeito. Cada boto apresentou seu tema com maestria. Será difícil para os jurados. Esse ano, a Prefeitura de Santarém fez a transmissão ao vivo da festa por meio de nossas redes sociais para o mundo ver nossa cultura e nosso povo. Ressalto ainda que por mais um ano estamos tendo um Çairé de paz, que sempre seja assim”, destacou o gestor.
Rainha do Lago verde, boto tucuxi. Foto: Ronaldo Ferreira.

Os itens avaliados pelos jurados foram: Apresentador (comunicação e oratória); Cantador (timbre e afinação); Rainha do Çairé (evolução, indumentária, simpatia e cênica); Cabocla Borari (evolução, indumentária, simpatia e cênica); Curandeiro (evolução, fantasia e cênica); Rainha do Artesanato (evolução, indumentária, simpatia e cênica); Boto Homem Encantador (interpretação, dança e cênica); Boto Animal Evolução (evolução e originalidade); Rainha do Lago Verde (evolução, indumentária, simpatia e cênica); Carimbó (coreografia e indumentária); Organização do Conjunto Folclórico (disposição e organização dos dançarinos no lago); Alegorias (evolução, estética, acabamento); Letra e Música (harmonia, fidelidade e acabamento); Ritual (evolução e cênica); Torcida (animação e adereços) e Sedução (interpretação, dança e cênica).
Momento da sedução do boto tucuxi. Foto: Ronaldo Ferreira.

Ao final da apresentação, as notas dos jurados foram colocadas em envelopes sob a supervisão de observadores dos dois botos e levadas pelo comando da Polícia Militar para o Quartel do 3º Batalhão de Polícia Militar, de onde sairão na segunda-feira, à tarde, para apuração no Lago dos Botos.
O Çairé encerra nesta segunda-feira, 23, com a derrubada dos Mastros e a divulgação do vencedor da disputa do Festival dos Botos.
Boto homem encantador, um dos dezesseis itens de avaliação dos jurados. Boto Tucuxi. Foto: Ronaldo Ferreira.

Este ano, a Festa do Çairé recebeu patrocínio por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal, Banpará, Celpa. A Festa também tem o apoio do Governo do Estado do Pará.
O festival dos botos chegou a todos os lugares do mundo através da transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria de Comunicação.
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Alailson Muniz Agência Santarém