terça-feira, 17 de setembro de 2019

Vídeo: Mulher filma ação suspeita de cinco homens perto de foco de queimada próximo à Rurópolis

Não são poucas as teorias de quais seriam os responsáveis por inúmeras e recentes queimadas na Amazônia. Recentemente, um casal de Rurópolis afirma ter encontrado com um grupo de homens que teriam iniciado uma queimada a beira da estrada que dá acesso a cidade. O vídeo e as fotos tiradas pelos dois mostram alguns homens fazendo inúmeras gravações de uma queimada ainda pequena, recém iniciada – segundo eles.
Tocador de vídeo

00:00
00:41
De acordo com o relato da mulher que teria testemunhado os homens filmando o fogo a beira da estrada, eles teriam mandado alguém na frente atear fogo no local e depois chegaram para filmar tudo. Segundo ela, que teria passado mais cedo no local, não havia nenhum foco de incêndio na área, que estava até então intacta. No entanto, ao passar novamente pelo local, o encontrou pegando fogo e com os tais homens todos assistindo.
Ao verem o casal e serem indagados seriam os autores do incêndio, eles foram embora sem responder. Confira o vídeo:
“O pessoal fala e a gente pensa as vezes que são mentiras ou quando você não vê custa a acreditar. Um foco de incêndio bem pequeno, com certeza não foram eles que botaram fogo, mas mandam alguém vir na frente colocar fogo. Você tem que ver o equipamento deles, uma ‘caminhonetona chic’, não conseguimos ver a placa porque atrás estava aberta a carroceria e eles com um baita equipamento, um monte de mala em cima da caminhonete e uns caras todos estrangeiros, cabeça branca e falando um com o outro. Quando viram que nós demos ré e voltamos, o cara parou de filmar e deixou o tripé com uma câmera grande, e tinha outro lá no meio do fogo, abaixado. São tudo uns estrangeiros, tudo de ONG. Tanta raiva, que se tivesse mais gente junto, tínhamos botado eles para correr e tomado todo o equipamento deles, é porque eles estavam com uns quatro ou cinco homens. Estavam filmando de pertinho, chegavam a deitar no chão para filmar toda a fumaça, o fogo, mas um fogo novo, pequeno. Quando a gente passou para Rurópolis não tinha fogo, quando voltamos agora eles estavam lá filmando. Um absurdo isso”, relata a mulher.
RG 15/O Impacto