segunda-feira, 11 de novembro de 2019

SEMTRAS - Santarém participa de Encontro Estadual sobre o Programa Acessuas Trabalho

O encontro aconteceu em Belém, durante os dias 07 e 08 deste mês e objetivou promover o alinhamento, trocas de experiências, dificuldades e possibilidades acerca da atuação municipal na implementação do Programa Acessuas.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, e a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho em Santarém, Louise Aguiar, a convite da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), tiveram a oportunidade de compartilhar o trabalho realizado pelo programa no município, que em um ano  já contemplou 300 usuários com oficinas preparatórias. Desse total, encaminhou 150 usuários para cursos profissionalizantes por meio de parcerias nos diversos segmentos: corte e costura; culinária básica; panificação e confeitaria; manicure; cabeleireiro; assistente administrativo; horticultura e redes e computadores.
Entre outros importantes temas discutidos, o coordenador estadual do programa Acessuas Haroldo Brandão tratou sobre os quatro eixos do programa com atuação simultânea.
De acordo com a secretária Celsa Brito, o evento foi de extrema importância. "Ver o trabalho da equipe do Acessuas, a convite da Seaster, expondo em Belém servindo de exemplo para outros municípios foi de muita alegria. Foi a comprovação que estamos no caminho certo, que todos os trabalhos, realizados de forma conjunta por toda a Secretaria e principalmente com apoio de parceiros está sendo reconhecido. Serviu para avaliação nesse um ano de adesão".
Para a coordenadora do Acessuas em Santarém trazer o relato da experiência do programa aos municípios presentes foi a certeza que o trabalho está no caminho certo. "Retornaremos com a missão de reprogramar nossas ações para 2020", complementou.
Ainda na capital, a titular da Semtras participou da reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB Santarém, representando como município de porte grande e também da reunião do Colegiado de Assistência Social.
O Programa Acessuas Trabalho visa buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da sua integração ao mundo do trabalho, através de articulação, identificação, sensibilização e o desenvolvimento de habilidades e orientações para o mundo do trabalho.
O Programa se desenvolve em conjunto com a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial, que encaminha os usuários dos serviços socioassistenciais que manifestem interesse em ser inseridos no mercado de trabalho para o Programa Acessuas.
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Geisa de Oliveira Agência Santarém