Nunca se falou tanto em saúde mental como em 2020. E num ano como este, percebe-se a importância que o setembro amarelo tem. A campanha, que ocorre no Brasil desde 2015, trata da valorização da vida, conscientização e prevenção ao suicídio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 milhão de pessoas cometem suicídio por ano, no mundo. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a segunda causa de morte. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida. Os números dos relatórios são alarmantes. A OMS também aponta, que nove em cada dez destas mortes poderiam ter sido evitadas com prevenção e atenção adequadas.

Para entender e prevenir, é importante conhecer as condições que podem levar ao ato. Além da depressão, transtornos mentais como transtorno de ansiedade, de personalidade, de esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar, podem desencadear o suicídio. Porém, existem pessoas que não têm transtornos psicológicos e cometem suicídio por algum outro motivo específico, por impulso, em momentos de crise.