quarta-feira, 12 de maio de 2021

SMT mantém medidas e protocolos sanitários obrigatórios no transporte público em Santarém

 PORTAL OESTADONET 

Com a liberação das atividades não essenciais desde a mudança de bandeiramento em Santarém e região, de vermelho para laranja, ocorrida no último dia 15 de abril, aos poucos, a população vai se adaptando à sua nova rotina. Mas ainda é cedo para relaxar quanto aos cuidados com a prevenção contra o inimigo invisível. A Covid-19 segue fazendo vítimas e o número de casos positivos também aumenta quase que diariamente.

 

A reabertura gradual da economia ainda impõe alguns desafios que precisam ser superados pela sociedade. Com o comércio reaberto, o vai e vem de pessoas no centro comercial aumentou desde então e a maioria desse público é usuária do transporte de massas e outros meios de transporte alternativo. 

 

Diante desse cenário de incertezas e cuidados redobrados, tornou-se obrigatória a atualização das medidas e protocolos sanitários e de operação do setor do transporte público. Medidas que garantem a segurança de quem utiliza o serviço.

 

Na terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), publicou uma nova portaria mantendo todas as medidas e protocolos sanitários obrigatórios de combate ao contágio pelo novo coronavírus no município. A portaria, direcionada aos operadores e usuários dos modais de transporte público, estabelece o cumprimento de todas as determinações conforme o decreto estadual nº 800/2020, atualizado e republicado em 23 de abril de 2021, e do decreto municipal nº 819/2021 GAP/PMS de 23 de abril de 2021.

 

Ainda segundo a portaria, assinada pelo secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus da Silva, as autorizações, ordens de serviço, licença de tráfego, atestados de habilitação e similares, permanecem prorrogadas conforme prevê o artigo 1º do decreto nº 598/2021 GAP/PMS de 01 de fevereiro de 2021.

 

A SMT também determina a imediata publicidade dos atos para que todos os operadores de transporte coletivo urbano de Santarém, por meio de seus sindicatos e representantes (ônibus, táxi e mototáxi), e especialmente a Coopetaxi do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca e a cooperativa que desenvolve atividades no Porto do DER, e as empresas de transporte por aplicativos, tomem conhecimento das medidas a serem seguidas.