quarta-feira, 14 de julho de 2021

DETRAN MODERNO...

 

Detran adota formulário digital para registrar resultados dos exames práticos de direção


Os usuários que vão realizar exames práticos de direção veicular no Departamento de Trânsito do Estado (Detran) preencherão um formulário eletrônico digital, onde será lançado de forma exclusiva o resultado avaliativo do desempenho do candidato logo após a prova. O documento eletrônico substitui a versão impressa.

A partir do dispositivo do tablet, o examinador controla a presença do candidato através da captura biométrica, monitora erros e acertos dos testes e gera o relatório final. O exame prático é 100% gravado a partir de quatro câmeras de videomonitoramento instaladas no interior do veículo.

O novo serviço do Detran já está disponível e representa mais um passo no processo de modernização do atendimento ao público realizado pelo órgão. “O exame prático está sendo aperfeiçoado, assim como já ocorre com o teórico, de forma que, em breve, toda a tramitação administrativa desse serviço poderá ser feita totalmente eletrônica”, informa o diretor geral do Detran, Marcelo Guedes.

Além de agilizar o atendimento, o formulário eletrônico também permite a redução da presença de dois para apenas um examinador durante o teste, possibilitando o aumento na quantidade de exames por dia.

Outra vantagem é que a precisão tecnológica das câmeras e da notificação eletrônica elimina possíveis subjetividades do examinador sobre o desempenho do candidato, uma vez que as imagens detalham com clareza o que ocorre dentro do veículo.

Ao concluir o teste, o candidato receberá um comprovante simples do exame constando se está apto ou inapto. Seguindo a tendência nacional já adotada por outros órgãos de trânsito, o Detran-PA avalia que o novo sistema trará mais segurança e transparência ao candidato, assim como aumento no número de aprovações. Quem se sentir prejudicado com o resultado final poderá requisitar detalhes das faltas cometidas e das imagens.

Marcelo Guedes explica que o exame será gravado e armazenado em mídia digital e que os candidatos poderão imprimir o formulário de exame prático que será disponibilizado no site do Detran no momento do agendamento. Todas as regras contidas na Portaria Nº 1902/2021, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (13), entram em vigor no próximo dia 02 de agosto.

#Blog do Colares com Agência Pará