Personalidades políticas, artistas, militares e servidores se reuniram no Plenário da Casa para o momento histórico de fundação dessa importante ferramenta de ensino aprendizagem do Poder Legislativo Municipal.

Este mês de agosto está repleto de sessões especiais na Câmara de Vereadores de Santarém, e nesta terça-feira (24/8), a Casa viveu um momento de metalinguagem, ou seja, tratou de si mesma, mais especificamente da capacitação dos servidores, dos agentes políticos que a compõem. É que foi lançada a “Escola do Legislativo Professor Raimundo Navarro dos Santos”, em uma sessão solene especial, que contou com a presença de representantes de diversas instituições parceiras do projeto, além dos parlamentares e das forças militares.

O presidente da Casa Ronan Liberal Jr. (MDB), dividindo a mesa oficial com representantes de instituições parceiras do Poder Legislativo destacou que as parcerias que a Casa fez para chegar a este momento de inauguração. “A escola veio de um grande sonho. Temos que estar cada vez mais preparados para fazer com que a sociedade conheça os papéis. Nós estamos fortalecendo os representantes do povo”.

 

O vereador Erasmo Maia (DEM) foi quem leu o Requerimento 1.291/2021, que originou a sessão especial. Líder do Governo, o parlamentar enfatizou a importância do instrumento para o aprimoramento das atividades do Legislativo.

 

Durante a sessão, o conselheiro e ouvidor do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará Dr. Daniel Lavareda deu a aula magna da Escola com o tema “Processo Legislativo”.

 

 

O vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) falou em nome dos pares. Presidente da Comissão de Educação, ele citou que a Escola do Legislativo irá contribuir com o diálogo entre este Poder e a Comunidade. Houve o momento em que todos os vereadores presentes assinaram o documento de fundação da Escola.

 

E a ex-vereadora e professora Maria José Maia, secretária municipal de Educação, enfatizou que a Escola “aponta para novos horizontes, e servirá de exemplo para outras câmaras da região”. Maria José observou ainda que, nesta terça, estaria sendo efetivada a Lei 21.099, de autoria do presidente Ronan Liberal Jr., que inclui Libras nos programas de educação continuada. “A educação é um bem precioso”, destacou a secretária, desejando “que a escola seja um instrumento de construção de sonhos”.

A diretora da Escola Superior de Advocacia da OAB Pará Dra. Luciana Neves Gluck Paul enalteceu a iniciativa da Câmara de Santarém. “Fortalecer os nossos profissionais para que possamos prestar o melhor serviço à sociedade. Ganha a Câmara Municipal de Santarém”.

 

O reitor da Ufopa Dr. Hugo Alex Diniz usou a palavra para parabenizar o Poder Legislativo Municipal. Ele destacou que, para a universidade, é uma honra participar deste momento.

 

 

 

Robson do Carmo, diretor executivo da Escola do TCM/PA parabenizou a Câmara pela ideia de implantar uma escola legislativa. “A importância é que todas as câmaras ao redor vão se beneficiar”, enalteceu o representante do órgão fiscalizador, parabenizando ainda pela escolha do nome, por se tratar de um professor.

 

O presidente da subseção Santarém da OAB Ítalo Melo ressaltou que “só a educação é capaz de transformar. Vocês deixam um importante legado para a nossa comunidade”, destaca.

 

 

O vereador Alysson Pontes (PSD), 2º vice-presidente da Câmara, também compôs a mesa, e destacou que a Escola deve instruir os servidores, os vereadores, e a sociedade poderá cada vez mais compreender o papel dos parlamentares. “Fico muito feliz em fazer parte desta legislatura. Agradecimento a todos os atores envolvidos”.

 

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar ressaltou que “esse momento é histórico e de grande importância. É um grande desafio para os vereadores. A população precisa saber mais sobre como funciona o Poder Legislativo”. Nélio sugeriu até que seja realizado minicurso para pré-candidatos em futuras eleições para vereadores, que, às vezes, pontuou o gestor: “prometem coisas que não serão cumpridas”. O prefeito disse ainda que “sente orgulho da Câmara Municipal de Santarém por ser exemplo para a região”.

Professor Simon Navarro é filho do professor Raimundo Navarro, o saudoso ex-vereador e presidente da Câmara de Santarém, do qual a Escola do Legislativo leva o nome.

Um dos nove filhos do professor Raimundo Navarro dos Santos esteve na sessão e sentou à mesa oficial. Simon Navarro é professor, assim como os demais filhos do Professor Navarro, que foi vereador e presidente do Poder Legislativo de Santarém. Simon falou da honra em receber essa homenagem da Casa com o nome de seu pai sendo o título desse importante instrumento de conhecimento.

 

 

 

 

Servidores da Casa participaram da sessão, e puderam acompanhar o momento histórico de fundação da Escola do Legislativo, que irá beneficiá-los.

Momento em que vereadores assinam documento de fundação.

Banda da Polícia Militar abrilhantou o evento.

Vereadores participando da sessão.

Cantor e compositor, Gonzaga Blantez interpretou músicas regionais que levantaram a musicalidade e a valorização da cultura local.