quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Vereador Carlos Martins fala sobre surto da doença da urina preta na região

Parlamentar manifestou preocupação com o impacto na economia do município
Fotografo: Reprodução

O Vereador, que é médico, explicou que essa enfermidade é causada por uma toxina encontrada em determinados peixes

O vereador Carlos Martins (PT) destacou na tribuna da Câmara Municipal de Santarém a existência,
 em Santarém, de casos suspeitos da doença de Haff, conhecida como “Doença da Urina Preta”. O parlamentar manifestou preocupação com o impacto na economia do município, onde a atividade pesqueira é forte, e defendeu mais esclarecimentos para a população sobre as causas da infecção.

O parlamentar, que é médico, explicou que essa enfermidade é causada por uma toxina encontrada em determinados peixes. “Essa é uma questão preocupante porque no município a pesca é uma atividade econômica muito importante que gera renda para muitas famílias e as pessoas em geral consomem muito pescado. No final de semana passei nas feiras da cidade e percebi o movimento muito fraco, fui também em um restaurante da cidade onde o peixe é o prato principal e percebi pouco movimento. Essa situação me preocupou muito e, como profissional de saude, entendo que não se deve aterrorizar a população e sim cuidar do acondicionamento e da forma como é feita a comercialização do pescado. Essa toxina só se desenvolve se o peixe estiver mal acondicionado sem condições adequadas de conservação. O pescado, assim que é capturado, precisa ser resfriado para não sofrer alterações e assim oferecer riscos à saúde da população”, explicou Carlos Martins.

“Essa é uma doença rara, temos casos relatados não apenas no Amazonas, mas também na Bahia, Pernambuco e Ceará. O que devemos fazer agora é conscientizar a população. A Divisão de Vigilância Sanitária deve orientar as pessoas que o importante é o cuidado correto com o pescado e que se isso ocorrer não irá afetar a saúde de quem consome”, finalizou Carlos Martins.

Por: Keliane Tomé – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Martins
Fonte: Portal Santarém
Divulgação - Blog do Colares