quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

SEMAP realiza levantamento para implantação de novos microssistemas de água no Lago Grande

SEMAP - Microssistemas de água garantem qualidade de vida aos comunitários

Fotografo: Reprodução

O objetivo é garantir água potável para o consumo doméstico das populações da zona rural do município

Uma equipe da Prefeitura de Santarémvia SEMAP, esteve nesta terça-feira (25) nas comunidades: Pindorama; Paissandu; Vila Curuai; Vila Nova do Uruari e Lírio dos Vales na região do Lago Grande, realizando levantamento fotográfico e mapeamento para implantação de novos microssistemas de água. A ação foi coordenada pela Divisão Técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). O setor realiza anualmente a elaboração de projetos de microssistemas de abastecimento de água que visam atender as comunidades rurais.

O técnico da Semap Antônio Amaral, “Toninho”, coordenou a atividade. Na oportunidade, relatou que esse processo é fundamental para a contemplação da obra. Segundo ele, nas comunidades já foram feitos diagnóstico das famílias, definição do local adequado para implantação dos empreendimentos, bem como o mapeamento e elaboração dos projetos.

“Somos encaminhados aos locais, com o propósito de fazer o diagnóstico completo de cada localidade. Esse trabalho é importante, pois serve como base no desenvolvimento da elaboração do projeto de cada comunidade", finalizou Toninho.


Técnico da Semap durante levantamento dos pontos

Em Santarém, ainda que a cidade seja rodeada por rios, no período seco, várias comunidades enfrentam a dificuldade de obter água potável. O governo municipal tem ouvido as demandas das localidades mais distantes nas regiões ribeirinhas, planalto e várzea e não tem medido esforços para atendê-las.

O secretário da Semap, Bruno Costa
, comenta que em 2021, quatro microssistemas de água foram entregues pela gestão. Para 2022, esse número de comunidades a serem atendidas deve aumentar, haja vista que 18 projetos de microssistemas estão em licitação. Sendo alguns por meio de recursos próprios e outros através do Governo do Estado demandado pelo Deputado Estadual José Maria Tapajós através de audiência junto ao governador Helder Barbalho.
“A gestão tem investido em Saneamento Básico com perfuração de poços e construção de novos microssistemas de abastecimento de água em diversas comunidades do município. Estamos trabalhando para que novas localidades sejam contempladas, garantindo assim mais qualidade de vida aos moradores que passarão a receber água tratada nas suas residências”, completou o titular da Semap.

Por: Luan Rodrigues
DIVULGAÇÃO - BLOG DO COLARE
S