sexta-feira, 4 de março de 2022

Moradores pedem reparos em rua que está sendo engolida por cratera no bairro Maicá, em Santarém

Cratera preocupa moradores do bairro Maicá em Santarém — Foto: Maurício Rebouças/TV Tapajós

Uma cratera aberta no cruzamento da rua São Cristóvão e Monte Castelo no bairro Maicá, em Santarém, oeste do Pará, devido a intensidade das chuvas, está causando transtornos aos moradores e coloca residências em situação de risco.

Moradores do bairro Maicá afirmam que a situação não é recente. O que era um pequeno buraco acabou se transformando em uma cratera que já engoliu metade da rua. Por causa disso, o tráfego de veículos está ficando cada vez mais limitado.

Ainda de acordo com moradores, a impressão que eles têm é de que o buraco está se aproximando das casas.

Membro da associação de moradores do bairro Maicá, Aguinaldo Soares diz que por causa da cratera, as pessoas também têm dificuldades de saírem de suas residências em dias chuvosos.

"Apesar de já terem feito o aterramento na rua e compactado com rolo, a chuva acabou destruindo todo o reparo. Foi feito somente isso, esqueceram de colocar piçarra para dar resistência à rua por mais tempo. Em dias chuvosos quase ninguém sai", contou Aguinaldo.

O local é um risco para todos, principalmente, para a linha de ônibus que faz parada na rua para as crianças e adolescentes.

Para o coordenador da Defesa Civil de Santarém, Darlison Maia, que esteve no local na manhã desta quinta-feira (3), a intensidade da chuva é responsável pelo aumento da cratera. Segundo ele, está sendo feito um levamento pela equipe técnica para a restruturação do local.

"Estamos realizando um levantamento para encaminhar para a Secretaria Municipal de Infraestrutura do município colocar no cronograma de estruturação para a solução desse problema", informou Darlison.

O perímetro da rua está em declive, ou seja, está comprometida e corre risco de quebrar. "Verificamos que o perímetro da rua está comprometido. E para os ônibus que trafegam no local é um risco. A acessibilidade está limitada para os moradores", ressaltou o coordenador da Defesa Civil.

Posicionamento


A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) de Santarém, informou em nota que a demanda já foi incluída no cronograma de serviços da divisão de obras. A equipe técnica da Seminfra esteve no local junto com a coordenadoria da Defesa Civil do município para fazer o levantamento, dialogar com os moradores e deliberar sobre os trabalhos que serão feitos na região.