quinta-feira, 10 de março de 2022

Organização que nasceu para promover o desenvolvimento sustentável de comunidades da Amazônia, completa 20 anos e já está em 4 regiões do país


Reprodução

Neste mês, a Ecam completa 20 anos de fundação, com mais de 40 iniciativas implementadas pelo Brasil. A organização, que nasceu para apoiar comunidades no interior da Amazônia, nos últimos anos tem conseguido ampliar seu trabalho para outros lugares do país, compreendendo mais de 15 estados da região Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Desde 2002, a Ecam propõe e implementa projetos com a sociedade civil, setor público e privado, para incentivar o desenvolvimento econômico, social e sustentável de comunidades tradicionais e não tradicionais. Um dos diferenciais da Ecam é justamente a sua forma de trabalho adaptável e colaborativa que busca envolver todos os atores locais em prol de uma região.

“Quando você está em um determinado local, você percebe que tudo o que é realizado precisa estar alinhado com as pessoas que ali residem. Por isso, o nosso papel é trabalhar de forma conjunta, apoiando as comunidades e atores locais no resgate da sua história, na identificação dos seus desafios e no planejamento estratégico para alcançar cada um de seus objetivos”, destaca Vasco van Roosmalen, diretor executivo da Ecam.
Os primeiros projetos da organização foram pensados para apoiar na proteção e gestão de territórios indígenas da Amazônia. Mas com o passar dos anos, a organização viu a possibilidade de implementar projetos também com comunidades ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, rurais, urbanas, de dentro e fora do bioma amazônico. Dentre os resultados dessas parcerias, estão os programas Novas Tecnologias e Povos Tradicionais e Compartilhando Mundos, que envolveram mais de 200 comunidades, de 9 estados, na coleta e análise de dados socioeconômicos e mapeamentos, para apoiar as populações em suas reivindicações por melhores condições de vida.

#blogdocolares