quarta-feira, 9 de março de 2022

Prefeitura realiza Seminário Indicadores de Turismo



Categoria: Turismo

A reunião discutiu dados importantes dentro da cadeia do Turismo no Pará e em Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou na manhã desta terça-feira, 8, no Plenarinho da Câmara Municipal de Santarém o Seminário “Indicadores de Turismo do Pará e Santarém”. Na ocasião, foram discutidas ações do eixo de atuação do Programa de Regularização de Turismo (PRT), onde foram tratados e apresentados os dados turísticos do Estado.

A reunião foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Por meio da apresentação de indicadores dos meios de hospedagem e economia do turismo no Estado do Pará, e em especial, Santarém, o representante do Dieese destacou as ações de apoio a gestão descentralizada do turismo. 

Segundo os dados apresentados, o Estado recebia antes da pandemia cerca de 1 milhão de turistas. Em 2020, esse número caiu em 50%, sendo comparados receita gerada e movimentos de turistas. Em 2021, mesmo com todos os protocolos de segurança estabelecidos, o Pará não conseguiu o mesmo volume de visitantes, ficando 30% abaixo dos números de 2019. E em 2022, a expectativa é que com o investimento do Governo do Estado em infraestrutura turística nos próximos meses, obras como o Centro de Convenções e a rodovia Interpraias, devam fomentar o “pós pandemia”.

“Estamos num momento muito difícil, no qual o cenário mundial ajuda a não melhorar essa retomada, mas temos a esperança de conseguir” disse Admilson Silva, gerente de estudos e pesquisas da Setur.

O Presidente da Câmara, vereador Ronan Liberal Júnior, parabenizou a iniciativa da Semtur pela realização do seminário e pela retomada do turismo no pós pandemia. “Agradeço o empenho do Secretário Alaércio por trazer para Santarém a preocupação com o fomento do turismo no momento em que estamos vivenciando e por trazer para Santarém o seminário” relatou o Presidente.

O Gestor Municipal da Pasta do Turismo, Alaércio Cardoso, contou sobre a perspectiva do seminário exposto e a importância dos números de 2020 e 2021 como base para identificação de quais setores já conseguiram a recuperação do turismo e quais as ações ainda poderão ser implementadas para o fomento de áreas não recuperadas, levando em consideração que Santarém tem a resiliência em resgatar os números de antes da pandemia e que, quando se fala em Alter do Chão, são feitas apostas para o ano de 2022. “A nossa perspectiva é extraordinária, é muito boa para a retomada do turismo no “pós pandemia”, principalmente no turismo de base comunitária e no turismo ecológico, que são o carro forte da nossa região” contou Alaércio.

ASCOM/SECRETARIA TURISMO