terça-feira, 22 de março de 2022

Semap e Sirsan discutem melhorias na infraestrutura rural para facilitar escoamento de grãos




Ações de recuperação de ramais em Ituqui, em Santarém, para melhorar as condições de trafegabilidade — Foto: Ascom/Prefeitura de Santarém/Arquivo

Ações para o melhoramento da infraestrutura rural, com manutenção dos ramais que são bastante castigados nesse período de fortes chuvas em Santarém, Oeste do Pará, foram tema de reunião na segunda-feira (21) entre Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Sindicato Rural de Santarém. O principal objetivo é garantir a trafegabilidade dos ramais para facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente de grãos.

Para 2022, o Sirsan estima a colheita de 3,3 mil toneladas de grãos na área de confluência da região metropolitana de Santarém, que abrange também propriedades dos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos.

Edno Valmor Cortezia, diretor do Sirsan, participou da reunião e disse que a parceria entre o município e a entidade é impostante para o fortalecimento da cadeia produtiva na região.

“Ultimamente temos acompanhado o crescimento da cadeia produtiva de grãos na região metropolitana de Santarém. O nosso principal objetivo é buscar fomentar ainda mais essas cadeias produtivas. Para isso, já estamos articulando com os municípios a melhoria da malha viária rural para escoar a produção”, disse Cortezia.

Bruno Costa, secretário municipal de Agricultura e Pesca disse que o município vai se empenhar para deixar as vicinais em perfeitas condições para o tráfego

“A agricultura é um setor muito importante para Santarém. Iremos trabalhar na melhoria das estradas para facilitar o escoamento da produção local. No momento, por causa do 'inverno amazônico', estaremos priorizando aquelas vias onde o fluxo é mais intenso", assegurou o secretário.

DIVULGAÇÃO - BLOG DO COLARES