quinta-feira, 7 de abril de 2022

Expedições de barcos hospitais devem atender mais de 30 mil pessoas no interior de Santarém (PA)

Segundo a  secretária de Saúde, VÂNIA PORTELA, a missão têm cerca de 70 profissionais  envolvidos nos atendimentos
Fotografo: Reprodução

Atendimentos serão na região do Tapajós, nas comunidades do rio Arapiuns, Aritapera, Tapará, Ituqui e Urucurituba

Depois de uma cerimônia realizada na quarta-feira, 06, na orla de Santarém, o barco hospital Abaré I saiu para atender a região do Tapajós, no interior do Município. De acordo com a Prefeitura de Santarém, o barco Abaré II passa a fazer os atendimentos às comunidades do Rio Arapiuns e a Unidade Fluvial Ailton Barros fará o acompanhamento da região de várzea contemplando Aritapera, Tapará, Ituqui e Urucurituba.
Segundo a Prefeitura, cerca de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, odontologistas, psicólogos e outros estão envolvidos nos atendimentos. As expedições das embarcações devem alcançar mais de 30 mil pessoas.
Com estrutura adaptada à realidade amazônica, as unidades vão ofertar serviços voltados à atenção básica como: consultas médicas, exames laboratoriais, serviços de saúde bucal, coleta de PCCU, vacinas de rotina e contra Covid-19, testes rápidos, emissão de cartão SUS e outros.



O pioneirismo do barco hospital vem desde 2006 com o Abaré I. A partir daí, outros barcos foram implementados em todo o Brasil e as unidades fluviais viraram política pública federal na Amazônia e no Pantanal. Dessa forma, Santarém foi referência nacional.

“Uma grande ação histórica está acontecendo em Santarém, que é a partida dessas três unidades de saúde, que vão levar ação de saúde as regiões do Tapajos, Arapiuns e várzea, fortalecendo a atenção primária nessa região”, destacou Vânia Portela, secretária municipal de Saúde.

O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, destacou a importância dessa política pública, em uma participação histórica. “É um momento de muita alegria, é mais um avanço, uma conquista muito grande. Não foi fácil conseguir concluir o Projeto Abaré II, mas deu certo, foi concluído e está pronto pra fazer a primeira viagem. Estamos reforçando cada vez mais a política de atendimento à população ribeirinha. É uma política pública que deu certo e passou a ser não só de Santarem, mas de outros estados.”, destacou Nélio Aguiar.

Fonte: ASCOM PMS
DIVULGAÇÃO - BLOGDOCOLARES