terça-feira, 19 de abril de 2022

Vereador Aguinaldo Promissória teve Indicação aprovado por unanimidade solicitando Clínica-Escola para pessoas com transtornos de autismo



Vereador Aguinaldo chamou atenção sobre a situação de ingresso dos alunos com autismo nas escolas públicas e privadas de Santarém

O vereador Aguinaldo Promissória (União Brasil - 44) chamou atenção sobre a situação de ingresso dos alunos com autismo nas escolas públicas e privadas de Santarém, além da importância de uma metodologia, de fato, inclusiva.

“A inclusão dos autistas vem sendo reclamada pelos pais frequentemente e a metodologia, que muitas vezes exclui em vez de incluir, são fatores que vêm preocupando a todos. Sabe-se que, muitas vezes, os professores não possuem treinamento adequado sobre o assunto, o que vem provocando uma sobrecarga de estresse na prática pedagógica”, ressaltou o Vereador.

Segundo o Parlamentar, é imprescindível aprofundar as discussões sobre o assunto para que os autistas possam, de fato, conviver em sociedade de maneira igualitária.

Na sequência, o vereador Aguinaldo Promissória fez questão de reafirmar a importância da participação de todas as pessoas com autismo e garantir o apoio para que elas possam exercer seus direitos fundamentais.

“De acordo com a ONU, o transtorno atinge mais de 80 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, são 2 milhões, sendo maior incidência no sexo masculino. A previsão de especialistas é que, entre 2030 e 2040, de dois ou três bebês nascidos, um terá uma gradação do Transtorno do Espectro Autista. Na Paraíba, estima-se que existam entre 30 e 40 mil crianças com autismo”, informou o Vereador.

Aguinaldo Promissória teve uma Indicação n°103 aprovada por unanimidade que estabelece uma política de inclusão social para pessoas com autismo e suas famílias, além de oferecer fisioterapia, pediatria, apoio psicológico e terapia entre outros serviços.

“Através de reuniões e visitas das mães de filhos autistas, que enxerguei a necessidade de um atendimento próprio para as pessoas diagnosticadas com TEA. A falta de amparo por parte do sistema educacional e da saúde pública é crescente. Que sejam feitas parcerias com instituições para a realização de atividades que desenvolvam o sistema motor de pessoas com TEA, além de consultas médicas em seus familiares e apoio às pessoas com deficiência física e motora”, finalizou Aguinaldo Promissória.

 Ascom/Vereador Aguinaldo Promissória
Fonte: Portal Santarém
Divulgação - BLOGDOCOLARES