sexta-feira, 20 de maio de 2022

ABUSO NA CRECHE

O caso das mães que denunciaram um professor da Rede Municipal de Ensino de Santarém precisa de uma postura enérgica por parte da Secretaria Municipal de Educação de Santarém (Semed). Foi aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) e o professor foi afastado. Até aí, tudo bem! Mas, bem para quem?

Muitos questionamentos ficam no ar. Aqui, elencaremos apenas um:

– Como o professor acusado de abusar sexualmente das crianças, foi contrato para dar aulas em uma creche, mesmo possuindo histórico de denúncia, inclusive, uma investigada pela Polícia Civil de Belterra?

As mães das vítimas estão enfrentando uma dor sem precedente, e a sociedade como um todo precisa ouvir dos gestores, as medidas adotadas, não somente neste caso, como em outros. E o mais importante, o que será feito para que casos como esses não voltem a se repetir.

Já passou da hora da gestora da pasta ou alguém que a represente, venha a público, em uma coletiva de imprensa, prestar informações sobre os encaminhamentos adotados. Não se trata de condenar antes do devido processo legal. Estamos falando de agir com transparência para colocar, como diz o ditado popular, ‘‘os pingos nos is’.