quinta-feira, 14 de julho de 2022

Um Flamengo que se impôs de forma incontestável

Jogadores têm noite irretocável individualmente e brilham coletivamente na execução de plano traçado pelo treinador para superar um Atlético-MG que em momento algum o ameaçou

Dorival tinha um plano. E os jogadores o tornaram ainda melhor.

Em uma noite impecável e incontestável, o Flamengo eliminou o Atlético-MG da Copa do Brasil com autoridade e nos faz lembrar daquele dilema de um antigo comercial de biscoitos: o coletivo foi tão dominante porque individualmente quase todos os jogadores tiveram grande atuação ou quase todos tiveram grande atuação porque o coletivo estava muito bem ajustado?



Dorival comemora gol de Arrascaeta, em Flamengo x Atlético-MG, pela Copa do Brasil 
— Foto: André Durão/ge

O torcedor do Flamengo não está preocupado com isso. A quinta-feira é para festejar a melhor exibição em muito tempo, com direito a chuva para lavar a alma no inferno que foi transformado o Maracanã diante de um Galo que estava entalado na garganta.
Desde o minuto inicial, o Flamengo se impôs contra de um adversário que em momento algum conseguiu equilibrar as ações. Bem ajustado no posicionamento no campo de ataque, o time de Dorival Júnior pressionava a saída de bola de um Atlético que sequer conseguiu encaixar contragolpes.

Flamengo x Atlético-MG - Melhores Momentos
Thiago Maia fez sua melhor apresentação com a camisa rubro-negra e foi determinante no perde e pressiona, assim como o sempre incansável João Gomes. Com o time mais compacto, a dupla de volantes tinha a exigência de desarmar e já via a bola sobrar limpa para Éverton Ribeiro e Arrascaeta encontrarem espaços na bem postada defesa atleticana.

Esses espaços quase sempre apareciam pela direita, com Rodinei oferecendo força física e profundidade. Pelo setor, o Flamengo começou a empurrar o Galo para dentro de sua área e Everson fez pelo menos três grandes defesas no primeiro tempo.


Arrascaeta decidiu para o Flamengo — Foto: André Durão

Não deu para segurar, porém, a finalização de carrinho de Arrascaeta após Pedro fazer o papel de garçom. Golaço - muito pela ação do centroavante - que fez justiça a um primeiro tempo de amplo domínio rubro-negro.
O Atlético até parecia demonstrar maior ímpeto ofensivo na volta do intervalo, mas pouco efetivo. David Luiz e Léo Pereira se revezaram na marcação de um Hulk que pouco teve com quem dialogar. Chance de finalização mesmo apenas uma, que foi por cima do gol.

O Flamengo seguia senhor do jogo com um Éverton Ribeiro tirando soluções da cartola para encontrar espaços, fosse com passes, fosse com dribles. Se fosse para sair o gol que direcionaria a classificação, tudo indicava que seria rubro-negro. E foi, com Arrascaeta de peixinho após nova assistência de Pedro no primeiro pau.
Veja a festa dos jogadores do Flamengo após o apito final no Maracanã

O Maracanã explodiu, e o Atlético se jogou ao ataque. Dorival trocou Pedro por Marinho para explorar os espaços com velocidade, e mais uma vez o plano deu certo. O atacante deixou Júnior Alonso para trás em contra-ataque que resultou na expulsão do paraguaio.

Por mais que o time mineiro ainda apelasse para chuveirinhos, Santos não fez uma defesa sequer nas sete finalizações contra 21 do Flamengo. Dorival tinha um plano. E ele deu muito certo!

globo/esporte