quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Projeto Quilombo é premiação pela ONU por trabalho com comunidades do oeste do Pará


O Projeto Quilombo, desenvolvido há 20 anos pela Mineração Rio do Norte (MRN), recebeu a Medalha Covid, uma homenagem realizada pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da Organização das Nações Unidas (ABFIP ONU), em reconhecimento ao trabalho desempenhado com os povos quilombolas e ribeirinhos da região. O Projeto da MRN foi responsável por cuidar, proteger e salvar a vida de centenas de moradores de comunidades tradicionais do Oeste do Pará durante os períodos mais críticos da pandemia da covid-19 em 2020 e 2021.
A premiação foi em outubro, em São Paulo, e homenageou diversos projetos, profissionais da saúde e outros trabalhadores brasileiros que estiveram na linha de frente do combate à pandemia, entre eles o Projeto Quilombo. A honraria foi recebida pelo médico Joseraldo Furlan, mais conhecido pelo apelido carinhoso de Dr. Jô, que é o médico do Projeto Quilombo.

À frente do Projeto Quilombo há quatro anos, Dr. Jô relembrou o trabalho da equipe de saúde e suporte durante os primeiros meses da pandemia, quando as comunidades tradicionais precisavam ser isoladas do contato com os moradores das cidades da região oeste paraense para evitar a proliferação do vírus entre uma população que já é social e economicamente vulnerável. “A gente fez um trabalho muito forte, que a gente chamou de ação emergencial do Projeto Quilombo. Em boa parte do tempo nós fomos a única equipe médica na região do Alto Trombetas em vários quilômetros. Quando estava todo mundo em casa, escondido, preocupado, se preservando, a gente estava no rio, cuidando das pessoas. Foi um divisor de águas para salvar vidas. Íamos de comunidade em comunidade e fazíamos um monitorando de isolamento. A gente fez um projeto no qual a gente ia todos os dias, de segunda a sábado, de 5h a 8h por dia”, recordou o médico.