Na segunda-feira (05), na Câmara Municipal de Santarém, os vereadores se pronunciaram a respeito do pleito eleitoral que decidiu quem vai estar à frente do Poder Legislativo no biênio 2023/2024. A maioria dos parlamentares presentes na sessão, realizada pela manhã, aprovou a única chapa inscrita, encabeçada pelo vereador Sílvio Neto (União do Brasil).

Antes da votação, JK do Povão (PSDB) manifestou da tribuna o desejo de que o Legislativo tenha mais independência do Poder Executivo. “O nosso poder legislativo é um poder independente que precisa na prática fazer valer o que é na teoria”, afirmou JK, que disse também que o próximo presidente tem essa missão.

O tucano também aproveitou a oportunidade para elogiar a gestão do atual presidente Ronan Liberal Jr. (MDB). “Foi um presidente que respeitou a todos, respeitou quem pensava ao contrário, atendeu os nossos pedidos com relação ao que cabe a nós vereadores”, destacou.

Quem também elogiou a gestão do emedebista foi o líder do governo no Poder Legislativo Erasmo Maia (União Brasil). “Sem dúvida, foi um presidente que cuidou da gestão, que coordenou os trabalhos com paciência e espírito democrático, respeitando oposição e situação”, disse Erasmo Maia.

Maia ressaltou que foi contrário ao Projeto de Lei que pedia a mudança do regimento da Casa e possibilitaria a reeleição do atual chefe do Legislativo, por entender que a alternância de poder é um melhor caminho de fortalecimento da democracia. “Fui contra porque entendo que temos de observar um dos princípios que regem a administração pública, que é o da alternância de poder”, enfatizou Erasmo Maia, que defende a possibilidade de mais pessoas fazerem parte dos projetos de poder.

 Assessor da ASCOM/CMS.