Em sessão ordinária, na tarde desta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Biga Kalahare (PT) se pronunciou em relação ao incêndio que atingiu o Espaço Pérola do Tapajós, localizado no Parque da Cidade. O parlamentar defendeu que o Poder Legislativo investigue as causas do sinistro, considerando a importância do espaço, que era palco para muitos eventos culturais de Santarém e região.

Biga enfatizou que um lugar que poderia estar sendo utilizado pela população, infelizmente, se tornou cinzas e que a gestão municipal pode ter colaborado para a situação, pois poderia ter revitalizado o lugar e disponilizado para eventos, preservando o Pérola, que se tornou patrimônio do município. O petista explicou que no mês de abril solicitou a reforma do Pérola do Tapajós, para que os eventos culturais voltassem a acontecer ali. Mas, argumentou que seu pedido não foi atendido pelo Executivo, assim como muitos requerimentos que apresentou em sessões ordinárias e que foram aprovados. O vereador alegou que sua oposição é responsável, e que está no Legislativo para cumprir seu papel de fiscalizar e buscar melhorias para os diversos setores do município.

Durante a sessão, o parlamentar pediu a autorização do presidente da casa para demonstrar como seus documentos são tratados pelas secretarias municipais e rasgou um papel, simbolizando o descaso com suas propostas.

Biga ainda defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar as causas do incêndio que atingiu o Espaço Pérola do Tapajós, bem como, buscar explicações sobre a quantidade de carteiras que estavam no local e foram destruídas pelo fogo. Segundo o parlamentar, pelo menos 15 mil cadeiras foram queimadas, o que ele considera um número expressivo e alarmante, pois não entende o motivo das escolas estarem sem carteiras, com tantas guardadas no galpão. “Pelo o que me informaram, aquele espaço estava sendo utilizado por duas secretarias. Precisamos saber o motivo daquelas cadeiras novas estarem ali e porquê aquele espaço estava sem monitoramento e sem proteção. Vou entrar com um pedido para a criação de uma CPI para saber os reais motivos desse incêndio e quem foi o culpado”, finalizou.

Assessoria de Imprensa do vereador Biga Kalahare

Divulgação - blogdocolares