Bocão Ed. 1474
SANTARÉM IMPORTADOS
A coluna recebeu de um cliente da empresa Santarém Importados mensagem parabenizando a funcionária Amanda Garcia Paz de Moura, operadora de Caixa, pelo excelente atendimento aos clientes.
SANTARÉM IMPORTADOS 2
Amanda demonstrou espírito de liderança, atenciosa e dinâmica. Não deixa o cliente em dúvida e procura ajudar. Parabéns por sua dedicação e profissionalismo, características essas que são muito admiradas pelo empregador.
COMBATI O BOM COMBATE
A coluna recebeu do advogado José Ronaldo Dias Campos, sobre o Quinto Constitucional: “Fiz a minha parte ao defender, com denodo, nos limites da ética, até o momento que me competia, que estava sob o meu controle, os meus ideais. Fiquei lisonjeado, leve, orgulhoso, após conquistar, com louvor e sob aplausos, a confiança dos advogados paraenses, galgando o primeiro lugar dentre doze seletos concorrentes.”
COMBATI O BOM COMBATE 2
“Saio do certame mais forte ainda do que entrei, estejam certos disso. Vou continuar a viver perto das pessoas que me amam, na “Pérola do Tapajós”, torrão em que nasci, e isso me conforta. Doravante, longe de Santarém, só para passear. Espero!”
DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS
A avó de um aluno da Escola Estadual Plácido de Castro acionou a coluna para manifestar sua total indignação. Segundo ela, apesar da escola onde o seu neto estuda viver com a insegurança há anos, inclusive com registro de roubos, a 5ª URE não disponibilizou o reforço na segurança, com a presença de um policial militar, como acontece na Escola Estadual São Francisco, que fica no centro da cidade.
DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS 2
Para ela, está caracterizado que o estado do Pará, por meio da 5ª URE descumpre a Constituição Federal, especialmente ao não adotar o princípio da isonomia. A situação da insegurança na escola Plácido de Castro, segundo a avó, fez com que alunos não mais queiram estudar na unidade escolar, reduzindo drasticamente o número de matrículas.
DESCASO TOTAL
A coluna recebeu do advogado Thiago Borges: “A vandalização do mausoléu do ex-governador do Grão-Pará e Deputado da Cidade de Santarém no Brasil Império, por mais de 20 anos, Miguel Antônio Pinto Guimarães, Barão de Santarém, cujo nome e obras se espalham pela cidade, fizeram de seu lugar de descanso um lixeiro. Isso é inaceitável!”.
ALÔ PREFEITO DE JACAREACANGA
Os produtores da Gleba São Benedito, no município de Jacareacanga, estão reclamando que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está demorando muito para liberar as Licenças Ambientais – LAR, com isso os investimentos estão sendo prejudicados.
ALÔ PREFEITO DE JACAREACANGA 2
Isto está revoltando os produtores que já estão se organizando para entrarem na justiça requerendo que aquela Gleba São Benedito seja do Mato Grosso.
POSICIONAMENTO
A Equatorial Pará destaca que as revisões tarifárias são conduzidas e definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para todas as distribuidoras do setor elétrico em períodos de 4 ou 5 anos, conforme legislação vigente para o setor e os Contratos de Concessão.
POSICIONAMENTO 2
Nesse sentido, a Revisão Tarifária tem por objetivo reconhecer na tarifa os investimentos feitos pela concessionária no período, assegurando a receita necessária para que o serviço seja prestado, satisfazendo as condições de continuidade, eficiência e segurança da operação. Os itens relativos à distribuição respondem a cerca de 31% de uma fatura média e na revisão tarifária 2023 proporcionaram uma redução de 4,45% no efeito médio dos consumidores.
POSICIONAMENTO 3
Adicionalmente, por volta de 35% de uma fatura média se destinam ao repasse de impostos e encargos setoriais aos agentes governamentais, enquanto os restantes 34% são repassados para geração de energia e transmissão.
POSICIONAMENTO 4
É importante frisar que alguns fatores impactam neste cálculo e na tarifa de energia praticada em cada estado, dos quais destacamos o tamanho, a densidade demográfica, características dos consumidores e a complexidade do Pará.
POSICIONAMENTO 5
Por ser um estado continental, a logística e os custos para operação, manutenção e expansão da rede elétrica são muito mais altos e desafiadores que nos outros estados. Além disso, com uma densidade demográfica muito abaixo da média nacional e com cargas predominantemente residenciais, a divisão dos custos resulta em uma parcela maior para cada consumidor, quando se compara a concessões com cargas maiores e mais concentradas.
DEVOLUÇÃO EM CURUÁ
O Plenário do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) homologou voto do conselheiro José Carlos Araújo e emitiu parecer prévio recomendando que a Câmara Municipal não aprove as contas de 2019 do ex-chefe do Poder Executivo do Município de Curuá, José Vieira de Castro, que deverá recolher aos cofres do município o valor de R$15.300,00, pago irregularmente como 13º subsídio.
DEVOLUÇÃO EM CURUÁ 2
De acordo com o TCMPA, ele foi multado em um total de R$ 14.869,56 (3.400 Unidades de Padrão Fiscal do Pará – UPF-PA) pelas irregularidades cometidas. O Tribunal enviará o processo, de forma eletrônica, para o Poder Legislativo julgar as contas, no prazo de 90 dias.
DEVOLUÇÃO EM CURUÁ 3
A decisão foi tomada durante a 40ª Sessão Ordinária do Pleno, realizada no dia 24 de agosto, sob a condução do conselheiro Antonio José Guimarães, presidente da Corte de Contas, e do conselheiro Lúcio Vale, vice-presidente do TCMPA.
Por Baía