A 4ª Edição da Feira do Pirarucu de Manejo, realizada np último final de semana, na Praça São Sebastião, foi considerada sucesso. Cerca de duas toneladas do maior peixe de escama de água doce do mundo foram comercializadas por pescadores e pescadoras das comunidades Santa Maria e Costa do Tapará, região de várzea. O evento foi marcado pela participação intensa de consumidores e empresários de Santarém e região.
O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa esteve presente na feira representando o prefeito Nélio Aguiar ao lado do secretário regional de Governo José Maria Tapajós. Na oportunidade, parabenizou os pescadores pela iniciativa e relatou que o manejo sustentável fortalece a organização coletiva dos comunitários para o controle da pesca nos lagos, e consequentemente gera renda.
“A cada edição o evento só aumenta e ao longo desse período, o município apoia essa iniciativa, juntamente com outras entidades. Nós acreditamos nesse trabalho que incentiva o manejo sustentável de forma comunitária e gera oportunidade de renda com esta atividade aos pescadores”, destacou o secretário Bruno Costa.
Aos consumidores foram comercializados diferentes cortes do pirarucu, desde a miudeza, ventrecha, cortes da manta, dentre outros.
O prefeito Nélio Aguiar, ao lado do Secretário Regional de Governo José Maria Tapajós, festejou o sucesso da Feira. “Fico imensamente feliz ao ver o sucesso da 4ª Edição da Feira do Pirarucu de Manejo em Santarém. Ver duas toneladas desse peixe tão significativo para nossa região sendo comercializadas é mais do que um êxito comercial, é a valorização do esforço dos nossos pescadores e pescadoras das comunidades Santa Maria e Costa do Tapará. O evento não apenas ofereceu aos consumidores a oportunidade de adquirir um produto fresco e de qualidade, mas também possibilitou a conexão direta entre os manejadores e a sociedade, mostrando a importância do manejo sustentável para a conservação das espécies nos lagos”, disse o gestor. “Agradeço imensamente a união de todos os parceiros que tornaram essa feira possível. É um trabalho conjunto que fortalece não apenas a atividade pesqueira, mas também impulsiona a geração de renda para nossas comunidades tradicionais. Nosso compromisso com a sustentabilidade e o apoio às práticas de manejo comunitário é inabalável, e eventos como esse reafirmam essa trajetória,” acrescentou Nélio.