fonte = ASCOM/PMS
Acabou a moleza - comerciantes perdem as suas garagens particulares em frente suas lojas
Ruas da área central da cidade, próximas aos mercados Modelo, Municipal e à Praça Rodrigues dos Santos, no Centro de Santarém, no oeste do Pará, estão sendo usadas por um grupo de comerciantes que querem escapar da cobrança da tarifa nas áreas onde está funcionando o novo sistema de estacionamento rotativo no município, o chamado Zona Azul. Vagas até me locais afastados do centro comercial, como a praça São Sebastião, e o entorno do cemitério Nossa Senhora dos Mártires, estão sendo disputadas principalmente por aqueles lojistas e empresários que usavam as ruas como garagens privativas em frente aos seus estabelecimentos comerciais, afugentando os clientes.
Por outro lado, a presença de veículos estacionados fora do perímetro estabelecido do Zona Azul está causando um caos nas ruas adjacentes, pois seus donos estão ocupando as vagas durante praticamente todo o dia, a exemplo do que ocorria nos espaços em frente às lojas, antes da implantação do estacionamento rotativo pago.
As chamadas ‘rotas de fugas’ estão deixando o trânsito lento em alguns pontos do Centro, sobretudo próximo aos mercados Municipal e Modelo. Os arredores da Praça Rodrigues dos Santos também estão sendo usados como estacionamentos. Há grande concentração de veículos fugindo da cobrança, nas praças Barão de Santarém e do Pescador, além de trechos da avenida Tapajós e da Travessa Deputado Benedito Guimarães, na lateral do cemitério Nossa Senhora dos Mártires( foto abaixo), que estão ocupados por carros particulares.
Travessa Dep. Benedito Guimarães, virou alvo dos comerciantes...
A empresa responsável pelo Zona Azul deve ampliar a sua área de atuação nas ruas paralelas às vias que são utilizadas por motoristas que estão fugindo da cobrança da tarifa nas vagas da Zona Azul.
Desde que o sistema Zona Azul entrou em operação em Santarém que há vagas disponíveis em frente às lojas e em lugares que antes era praticamente impossível estacionar um veículo em horário comercial, já que os próprios lojistas, familiares e funcionaários mantinham seus carros e motos parados durante todo o expediente do comércio, impedindo que outras pessoas também utilizassem as vagas para estacionar nas ruas.
Segundo o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Alberto Portela, a SMT está com equipe de fiscalização no Centro para ajudar nesse ordenamento das vagas, além de fiscalizar os ‘pontos de fuga’.
Divulgação - blogdocolares