terça-feira, 13 de agosto de 2024

Saiba como denunciar mentiras sobre as eleições municipais de 2024

SOS Voto já está disponível para denúncias (Foto: Divulgação/TSE)

Já está disponível o serviço de disque-denúncia do Tribunal Superior Eleitora (TSE) para relatar mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais. O ‘SOS Voto’ pode ser acessado gratuitamente por qualquer cidadão pelo número 1491.

A iniciativa, idealizada pela ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, busca combater de forma rápida e transparente as informações falsas durante as Eleições Municipais de 2024.
O número 1491 foi criado em parceria com a Anatel e integra o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE).
Além de registrar denúncias, o ‘SOS Voto’ orienta os cidadãos sobre como reportar desinformação diretamente pela internet através do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade). As denúncias consideradas válidas serão encaminhadas para autoridades como a Polícia Federal, o Ministério Público ou o tribunal eleitoral correspondente.
A desinformação, segundo o TSE, inclui declarações públicas baseadas em dados incorretos ou distorcidos, que podem comprometer o processo eleitoral.

O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias.
O atendimento é feito por colaboradores treinados do TSE, prontos para receber e encaminhar as denúncias.

Confira o Guia Básico de Enfrentamento à Desinformação do TSE: