
Orla de Santarém
Uma explosão de ritmos e muita diversão transformaram o município de Santarém em um verdadeiro palco da folia. Assim foi o Circuito Tapajônico de Carnaval - 2025 que movimentou a cidade e mobilizou milhares de foliões. Promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio dos gestores das pastas de Saúde, Trânsito e Urbanismo, o Circuito Tapajônico de Carnaval contou com uma estrutura especial de serviços públicos e o esforço de um amplo time de profissionais que garantiu a segurança e o bem-estar dos foliões.
Com um novo formato para o carnaval de Santarém, a Secretaria de Cultura, apresentou uma proposta com diversas opções para a população, com eventos na orla da cidade, na vila de Alter do Chão, na região do Lago Grande e com blocos tradicionais nos bairros da cidade. Ou seja, tinha opção para todo tipo de público durante 4 dias.
A Secretaria de Saúde, comandada pelo médico Everaldo Martins Filho, colocou ambulâncias de plantão dentro dos eventos carnavalescos, proporcionando tranquilidade para os brincantes. Entre os dias 1º e 3 de março, a Vigilância Sanitária de Santarém realizou fiscalizações na cidade e em Alter do Chão durante a programação do Circuito Tapajônico de Carnaval. O objetivo da ação foi garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos vendidos nos locais de maior concentração de público durante o evento.
A pasta de Mobilidade e Trânsito que tem como gestor, Marcelino Xavier, teve um papel fundamental para organizar e fiscalizar os veículos durante os quatro dias de carnaval, tanto na cidade como em Alter do Chão.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, comandada por Ronan Liberal Júnior, disponibilizou equipes de plantão durante o carnaval, para realizar a limpeza dos eventos e não deixar o lixo nas ruas da cidade. O titular da Semurb, destacou que manter a cidade limpa é um compromisso da gestão municipal ao longo do ano todo. “Todos querem e merecem viver em um ambiente limpo e durante o Carnaval não poderia ter sido diferente. Santarém recebeu milhares de visitantes e uma das melhores formas de acolher a população é proporcionar higiene e qualidade de vida no espaço urbano, porque nosso povo merece”, afirmou o secretário.
“O povo, mesmo com chuva compareceu nos blocos nos bairros e no palco da praça Tiradentes, sendo um grande sucesso. Um carnaval marcado pela alegria, pela organização e principalmente, pela valorização da nossa cultura, da nossa gente, proporcionando ao povo santareno um belo espetáculo”, destacou o Prefeito de Santarém, José Maria Tapajós.
O Circuito Tapajônico de Carnaval se mostrou um formato de sucesso e deve ocorrer novamente em 2026 com uma estrutura ainda maior.