Na semana passada, agentes de fiscalização da Vigilância Sanitária estiveram no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para averiguar denúncias de acadêmicos sobre as refeições servidas sem condições higiênicas.
Segundo informações, os fiscais constataram alguns pontos fora das conformidades legais e notificaram a universidade. A instituição terá prazos para realizar adequação a fim de assegurar a alimentação de qualidade e garantir a proteção da saúde dos que consomem os alimentos.
A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, destacou que a denúncia está sendo acompanhada pela universidade e que o nutricionista encaminhou amostras das refeições para o laboratório. Os resultados estão sendo aguardados para as providências necessárias.
A redação do Jornal O Impacto recebeu diversas denúncias a respeito das refeições. Dentre elas está a de uma das acadêmicas que preferiu não se identificar, mas que detalhou sobre sua experiência no local.
“No dia 08 de setembro, às 11h45, fui até o RU e, antes mesmo de entrar, senti um mau cheiro insuportável proveniente do local. Meus colegas que entraram confirmaram que o pernil servido estava em condições ruins, tava estragada essa comida com um cheiro horrível, e o frango estava extremamente salgado”, disse.
Completou a denúncia enfatizando que não é a primeira vez que os alimentos são servidos desta forma. Inclusive já foram encontrados objetos estranhos na comida. “Como pêlo de gato, baratas, cocô de inseto, cabelo e até saco plástico. Apesar dessas ocorrências, nenhuma medida eficaz foi tomada para resolver o problema”, ressaltou.
A denunciante também relata que já passou mal várias vezes após consumir a comida do RU, com dores de estômago, vômitos e, em uma ocasião, ficou três dias vomitando.
“Além disso, uma amiga grávida contraiu uma doença de gato devido à comida servida no RU. É inaceitável que um local que deveria fornecer alimentação segura e saudável para os estudantes ofereça condições tão precárias”, concluiu.
A refeição no restaurante universitário atende estudantes que dependem exclusivamente do espaço devido à distância entre suas residências e a universidade. Por este motivo, solicitam medidas urgentes para que o problema seja solucionado a fim de garantir higiene e a qualidade da comida servida tanto no RU quanto na cantina, que também já foi alvo de denúncias.
Bocão - Jprnal O Impacto / blogdocolares e #grupos parceiros