quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Defensorias e Ministérios Públicos firmam parcerias na área da Saúde

Da Redação - Agência Pará
A Defensoria Pública do Pará realizou uma reunião, na tarde da última segunda-feira (25), no gabinete do defensor público geral, com o objetivo de acertar os preparativos para a realização do seminário e do dia "D" da saúde na capital e no interior do estado.
Durante a reunião ficou determinado que o seminário acontecerá nos próximos dias 4 e 5 de março, tendo como público alvo os defensores públicos estaduais e federais, os promotores de justiça e os procuradores da República.
A Defensoria Pública do Estado do Pará ficará responsável pelo local do evento, que deverá receber um público estimado de duzentas pessoas.
Definiu-se ainda que no seminário será realizado um painel, onde os palestrantes falarão inicialmente sobre a Portaria 2046, do Ministério da Saúde. Logo após, os explanadores abordarão temas específicos, tais como a atenção básica com ênfase à saúde da mulher e da criança (pré-natal); os roteiros de inspeção e os questionários (auditoria da saúde básica); atenção básica com ênfase no programa "saúde da família" e sobre o controle social (Conselhos Municipais de Saúde) e TFD (Tratamento Fora do Domicílio).
Segundo a defensora Ana Marina Couto, "com a parceria da Defensoria Pública do Estado e da União e dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, o Estado do Pará presenciará um evento muito importante na área da saúde".
Participaram do encontro o Defensor Público Geral, Antônio Roberto Cardoso; a procuradora da República e procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Ana Karízia; as promotoras de Justiça, Suely Regina Cruz e Maria das Graças Corrêa Cunha; o defensor público da União, Anginaldo Oliveira Vieira e os defensores públicos Arthur Corrêa da Silva Neto e Ana Marina Valente do Couto.

Gilla Aguiar - Defensoria Pública do Estado