sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ABUSOS EM ALTER DO CHÃO

Por: Manoel Cardoso
Representantes do Conselho de Desenvolvimento Comunitário da Vila de Alter do Chão, através de ofício, solicitaram que a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Santarém tome providências para coibir abusos cometidos por proprietários de veículos automotores nas praias do entorno da Vila, principalmente as que dão acesso ao lago do Jacundá e ao lago do Mureta.
Os comunitários relatam que além do trânsito irregular de veículos nas praias, existe outra prática frequente: os “pegas”, que colocam em risco a vida de moradores e turistas, além de causar gravíssimos danos ambientais.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, vereador Valdir Matias Jr. (PV), já denunciou a situação várias vezes ao Ministério Público do Estado e cobrou da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) uma fiscalização mais efetiva para evitar as irregularidades.
“Neste verão, o Ministério Público implementará um plano de trabalho que visa coibir este tipo de prática, evitando acidentes e degradação ambiental”, salienta o Vereador.
Segundo ele, a Comissão está empenhada no que se refere à preservação das praias, por isso foi traçado um plano de trabalho, em conjunto com Ministério Público Estadual, Detran, Prefeitura de Santarém, através da Semma, e Câmara Municipal para identificar veículos que estejam situados dentro de áreas de praias.
Abusos - O líder do PV na Câmara informou que algumas pessoas, também, quando se dirigem à Alter do Chão, levam seus veículos com sons potentes para a frente da Vila, e lá eles colocam o volume do som na altura máxima, acima do permitido por Lei. Quem se dirige para a vila de Alter do Chão para descansar ou ter um dia de lazer, acaba se estressando e voltando para a cidade, pois ninguém toma providências para acabar com esse abuso. Como está se aproximando a festa do Sairé, a Secretaria de Meio Ambiente deve preparar uma operação para combater esse abuso e punir quem infringir a Lei.