Emanuel Júlio Leite, 49 anos, é formado em administração de empresas. Dono da Agência Tucano (distribuidora de revistas) e da produtora Conexão Oeste. Apresentador de TV, ex-secretário municipal de Turismo, área na qual continua tendo enorme inserção.
“É sempre um lugar legal para relaxar. Um passeio que seja já distrai e relaxa. Poder tomar banho em suas águas transparentes é o mesmo que renovar a alma. A vila tem algo de mágico, em função do poder de atração que exerce nas pessoas. Nas daqui e nas de ‘fora’.”
Rodovia Everaldo Martins
2. Ponta do Cururu:
“É, realmente, um pedaço de paraíso. Localizada no entorno de Alter do Chão, mais parece daqueles lugares perdidos no meio do nada. Talvez esse detalhe seja o grande barato do lugar. Aos fins de tarde, então, é de deixar qualquer sujeito de boca aberta. Praia de qualidade”.
Praia de Alter do Chão
3. Peixaria Rayana:
“Sinto-me meio padrinho da peixaria. Fui o primeiro repórter a destacar a qualidade e o sabor do peixe do casal Ana e Raimundo Vasconcelos. A minha desconfiança virou realidade. Sempre achei que a Rayana arrebentaria. E foi o que aconteceu.”
Rua Salvação, 126 – Liberdade
4. Peixaria Sabor do Peixe:
“As mãos de dona Valany fazem milagre. Prepara um peixe como poucas. Além de toda a técnica no preparo dos peixes mais saborosos da região, o esposo Mozart prepara uma pimenta à base de um limão (esqueci o nome) que é delícia pura.”
Rua Rosa Passos
5. Caminhada na orla:
“De uns 5 meses para cá resolvi cuidar mais da saúde. A caminhada foi a maneira mais prática que encontrei para colocar o corpo em movimento. E o velho cais (orla) foi o local escolhido. Em beira de rio, caminhar e correr são outra história. Um privilégio.”
Avenida Tapajós
6. Bar Mascote:
“Lavar o carro é uma boa desculpa para ir ao Bar Mascote. Enquanto o Acari e sua turma atuam, é momento de olhar a paisagem. De um lado, o encontro das águas do rio Tapajós. De outro, a arquitetura portuguesa, com os poucos casarões que sobraram de séculos passados. Santarém pulsa ali…”
Avenida Tapajós
7. Terminal Turístico Fluvial:
“Não sou um freqüentador contumaz do Terminal, mas aprecio bastante o espaço criado para o turismo. É referência, especialmente, para quem chega na cidade. É um lugar onde todos se encontram. Fácil acesso, gente bonita e espírito alegre.”
Praça do Pescador – avenida Tapajós
8. Praia de Pindobal:
“Está localizada no limite de Santarém com Belterra. É, na verdade, belterrense. Mas é um lugar que curto muito. É a praia do rio Tapajós, onde existe areia no inverno e no verão. Lugar tranqüilo. Comer um peixe assado na barraca do Maxico é a dica.”
Belterra
9. Campo Novo:
“Uma das peladas mais tradicionais do Oeste do Pará. A associação, com o seu campo de futebol, está localizada na estrada que liga Santarém a Alter do Chão. Aos sábados, um ritual. Ambiente agradável, peladeiros meia boca, mas estamos todos em casa (kkkk)”
Rodovia Everaldo Martins
10. Barraca com venda de caldo de piracuí:
“Esse serviço está faltando em Santarém. Faço aqui um desafio aos empresários que trabalham com alimentação: colocar em seus cardápios o caldo de piracuí. Assim que fizerem isso podem chamar-me que irei até o local fazer uma reportagem…”