segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ALAS EMPOSSA NOVOS ACADÊMICOS E LANÇA REVISTA


A Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), reúne-se em sessão solene nesta terça-feira, 28, a partir das 19h, no Centro Cultura João Fona, para dar posse aos novos acadêmicos eleitos no ultimo dia 2 de dezembro de 2011. Na mesma solenidade será lançada a edição número 01 da revista da ALAS, denominada “Tapajônia”.
O presidente da ALAS, jornalista Ednaldo Rodrigues informou que os novos acadêmicos a serem empossados nesta terça-feira, trata-se do professor doutro Anselmo Alencar Colares, advogado e jornalista Oti Silva Santos, advogado e músico Domingos Djalma  Rego Pereira.
Anselmo colares passa a ser o titular da cadeira nº 13. Patrono Antônio V. Salgado. Anselmo Colares nasceu em 12 setembro de 1963, natural de Santarém-PA. Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação. Atuou no jornalismo e publicou, entre outros trabalhos “A história da educação em Santarém”. É professor Associado I na Universidade Federal do Oeste do Pará.
Oti Santos passa ser titular da cadeira nº 34. Patrono: Silvério Sirotheau Correa. Oti Santos nasceu em Monte Alegre-PA, no dia 28 de março de 1954. Belterrense por opção; maçon; radialista; servidor público do Estado; advogado; jornalista, pós-graduado em Comunicação Social; membro da ALAS (Academia de Letras e Artes de Santarém) e membro fundador do IHGTap (Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós). Vereador em Santarém por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal de Santarém; Prefeito Municipal pró-têmpore de Santarém; Deputado Estadual Constituinte do Pará; Prefeito Municipal de Belterra por dois mandatos, responsável pela implantação da cidade, além de autor do projeto de sua emancipação. Obras que foi co-autor ou participou possui “Atual Constituição do Estado do Pará”; “Belterra, a sua História”, “A Saga Nordestina no Vale do Tapajós” e “Os Sessenta Anos do Rádio em Santarém: sua trajetória e seus personagens”.
Djalma Pereira passa a ser titular da cadeira nº 22. Patrono: José Agostinho da Fonseca. Djalma Rego Pereira nasceu em 26 dezembro de 1956, em Santarém-PA. Fez parte da gravação dos CDs “Cordas do Tapajós”, “Choros e Valsas do PA”, ao lado do renomado músico Sebastião Tapajós. Foi Coordenador Municipal de Cultura de 2003 à 2004. Participou de diversos festivais de música como compositor e interprete. Integrante do movimento artístico “Canto de Várzea”. Fez o arranjo da música “Gêneses da Pérola” (1995). Apresentou-se em rede nacional, no Programa da Rede Globo “Domingão do Faustão” com o um fado regional a quatro mãos, no quadro “Se vira nos trinta”.
Com a posse dos três novos integrantes a ALAS recompõe o seu quadro social e passa a ter 39 sócios vitalícios. O quadro completo são 40 sócios, mas no dia 10 de fevereiro de 2012, a entidade perdeu mais um de seus ilustres integrantes, o professor Antônio Santos Pereira. Segundo o presidente, a entidade vai se organizar para realizar a sessão da saudade para homenagear a família desse grande mestre da educação.

Tapajônia

Na sessão solene desta terça-feira, a ALAS vai fazer o lançamento da edição número 01 de sua revista, denominada “Tapajônia”. O presidente Ednaldo Rodrigues informou que nessa primeira edição serão destacados os centenários de Wilson Fonseca e Dom Tiago e resgatados nomes importantes de pessoas que sonharam com uma academia para Santarém, como: Rui Paranatinga Barata, Edivaldo Campos de Sousa, o maestro Waldemar Henrique, o jornalista Apolonildo Brito, e o escritor Eriberto Santos. O historiador João Bento Veiga dos Santos também incentivou a criação de uma Academia em Santarém, mas os ficaram retidos no século XX. Disse que a revista, portanto, nesse processo de construção da ALAS, significa a conquista de mais uma etapa, que além de difundir as atividades normais da Academia, propõe-se ainda, a divulgar a vida e a obra de seus integrantes através de entrevistas, biografias, poesias, crônicas, contos e demais produções que irão surgir com o fortalecimento das parcerias com outros segmentos da sociedade, especialmente com as universidades e o movimento cultural e com o efetivo comprometimento de todos os integrantes da Academia de Letras e Artes de Santarém.

Fonte: Assessoria de comunicação da ALAS