segunda-feira, 23 de abril de 2012

A "panelinha" quer continuar...

Dilma bate novo recorde de popularidade, mas Lula é o preferido para sucessão, diz Datafolha.

A presidente Dilma Rousseff bateu mais um recorde de popularidade, mas seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, é o preferido dos brasileiros para ser o candidato do PT ao Planalto em 2014.
Esse é o que pode ser aferido da pesquisa Datafolha realizada nos dias 18 e 19 deste mês com 2.588 pessoas em todos os Estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O governo da petista é avaliado como ótimo ou bom por 64% dos brasileiros, contra 59% em janeiro.
Trata-se de um recorde sob dois aspectos: é a mais alta taxa obtida por Dilma desde a sua posse, em 1º de janeiro de 2012, e é também a maior aprovação presidencial com um ano e três meses de mandato em todas as pesquisas até hoje feitas pelo Datafolha.
O governo Dilma é avaliado como ruim ou péssimo por apenas 5% dos eleitores.
Mas, Dilma não é a preferida para disputar um próximo mandato.
Para 57% dos eleitores, é Lula quem deve ser o candidato à sucessão de Dilma.
A atual presidente aparece em segundo lugar, com 32%.
O cenário é péssimo para a oposição demo-tucana.
Mesmo ainda distante de 2014, apenas um desastre de proporções bíblicas, ao que parece, poderia impedir a vitória do PT pela quarta vez seguida na disputa pela Presidência da República.
Além de ser obrigada a confrontar taxas enormes de popularidade dos dois líderes petistas, a oposição perdeu de vez o discurso da "moralidade pública" e com os governos estaduais claudicantes que vem apresentando - exceção feita ao governador Geraldo Alckmin - começa a perder também a fama (superestimada) de "competente para gerenciar a máquina pública".
Apesar de aparentemente ter escolhido Aécio Neves (PSDB/MG) como seu candidato à oposição falta rumo e projeto.
Tudo mantido, o PT em 2014 terá a doce dificuldade de escolher entre dois favoritos qual o candidato que o partido lançará à Presidência.
Blog. É saber se Dilma vai querer  deixar. Poder, meu irmão, é poder! A cria pode virar contra o criador na hora do vamos ver...